Lista de bancos para o novo empréstimodo Bolsa Família liberada

A lista dos bancos que irão realizar a nova modalidade de empréstimos do Bolsa Família foi divulgada, os beneficiários já podem consultar e solicitar os valores. Neste caso, o modelo de empréstimo consignado oferecido é exclusivo para beneficiários inscritos no Cadastro Único, com os dados atualizados, e que estão efetivamente recebendo o Bolsa Família. 

Dessa forma, a nova modalidade de empréstimo em 2024 para beneficiários do Bolsa Família que possuem empreendimentos. Neste caso, os beneficiários do Bolsa Família que estão investindo no próprio negócio ou que querem abrir uma pequena empresa poderão solicitar opções de crédito exclusivas através do programa de transferência de renda. 

Além disso, a expectativa é beneficiar cerca de 10 milhões de inscritos no programa, oferecendo uma linha de crédito com juros e taxas reduzidos. Além disso, os beneficiários receberão orientação através de uma parceria com o Sebrae.

Em relação a instituições bancárias, por enquanto, não há uma lista oficial. Porém, é esperado que a Caixa Econômica Federal seja uma das principais instituições responsáveis pelo empréstimo consignado, já que ela administra os pagamentos do Bolsa Família. Apesar disso, o recomendado é aguardar pela lista oficial e ficar atentos a canais oficiais do governo federal para solicitar os valores. 

Como funciona o empréstimo?

Os empreendedores serão incentivados a se cadastrarem como Microempreendedores Individuais (MEIs) e abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e a oferta de crédito será baseada no faturamento anual do empreendimento. Nesse sentido, as condições para tomar o empréstimo poderão variar de acordo com a instituição financeira.

O objetivo do Governo Federal é oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento dos negócios, fortalecendo a economia e aumentando a autonomia financeira das famílias, reduzindo a dependência do programa do Governo Federal. A proposta ainda está em análise e não tem previsão para ser liberada. 

No entanto, uma das principais preocupações é o eventual aumento do endividamento das famílias, algo que pode acabar interferindo na renda mensal familiar das famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil. Por isso, o Governo Federal está estudando alternativas que visem driblar esta questão antes de liberar a nova modalidade de empréstimo para o público.  

Em relação aos valores do empréstimo, o governo anunciou que, para beneficiários do Bolsa Família em 2024, as condições oferecidas serão destinadas apenas a quem recebe mais de R$ 800 e já estão envolvidos em atividades empreendedoras, representando 44% do total de beneficiários do programa.

Além disso, a iniciativa terá parceria com o Sebrae, para apoiar micro e pequenos empreendedores durante a formalização e desenvolvimento de seus negócios. Neste caso, irá atingir as famílias que estão envolvidas em atividades informais para sustento próprio, e a formalização pode representar uma oportunidade para melhorar sua situação financeira.

Pagamentos do Bolsa Família em maio 

Em maio, os pagamentos do programa estão previstos para começar em 17 de maio com previsão para terminar no dia 31 de maio. Neste caso, é preciso ficar atento às datas que cada beneficiário recebe, pois elas mudam conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, confira o cronograma de pagamentos completo para o mês de maio: 

  • NIS final 1: 17 de maio;
  • NIS final 2: 20 de maio;
  • NIS final 3: 21 de maio;
  • NIS final 4: 22 de maio;
  • NIS final 5: 23 de maio;
  • NIS final 6: 24 de maio;
  • NIS final 7: 27 de maio;
  • NIS final 8: 28 de maio;
  • NIS final 9: 29 de maio;
  • NIS final 0: 31 de maio.

Para finalizar, em maio não acontecem os pagamentos do Vale-Gás, que são realizados a cada dois meses. Neste caso, o auxílio de R$ 102 retorna apenas em junho.