Liberada lista de famílias que poderão solicitar o novo empréstimo do Bolsa Família 2024

O Governo Federal está preparando uma nova modalidade de empréstimo em 2024 para beneficiários do Bolsa Família que possuem empreendimentos. Neste caso, os beneficiários do Bolsa Família que estão investindo no próprio negócio ou que querem abrir uma pequena empresa poderão solicitar opções de crédito exclusivas através do programa de transferência de renda. 

Dessa forma, a expectativa é beneficiar cerca de 10 milhões de inscritos no programa, oferecendo uma linha de crédito com juros e taxas reduzidos. Além disso, os beneficiários receberão orientação através de uma parceria com o Sebrae.

Os empreendedores serão incentivados a se cadastrarem como Microempreendedores Individuais (MEIs), e a oferta de crédito será baseada no faturamento anual do empreendimento. Neste caso, as condições para tomar o empréstimo poderão variar de acordo com a instituição financeira.

O objetivo do Governo Federal é oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento dos negócios, fortalecendo a economia e aumentando a autonomia financeira das famílias, reduzindo a dependência do programa do Governo Federal. A proposta ainda está em análise e não tem previsão para ser liberada. 

No entanto, uma das principais preocupações é o eventual aumento do endividamento das famílias, algo que pode acabar interferindo na renda mensal familiar das famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil. Por isso, o Governo Federal está estudando alternativas que visem driblar esta questão antes de liberar a nova modalidade de empréstimo para o público.  

Bolsa Familia Emprestimo
Os pagamentos do Bolsa Família em abril já estão sendo liberados. (Reprodução/Internet)

Bolsa Família em abril

Um novo saque do programa Bolsa Família está para ser liberado hoje, dia 22 de abril. Neste caso, todos os beneficiários que tiverem o NIS terminado em 4 podem contar com os pagamentos. Apesar disso, é necessário seguir alguns requisitos para receber os valores, assim como atender às regras determinadas pelo Governo Federal. 

Em fevereiro, os pagamentos do programa já tiveram início, começando em 17 de abril e com previsão para terminar no dia 30 de abril. Hoje recebem todos os beneficiários que tiverem o NIS terminado em 4. Abaixo, confira o cronograma completo:

  • NIS final 1: 17 de abril
  • NIS final 2: 18 de abril
  • NIS final 3: 19 de abril
  • NIS final 4: 22 de abril
  • NIS final 5: 23 de abril
  • NIS final 6: 24 de abril
  • NIS final 7: 25 de abril
  • NIS final 8: 26 de abril
  • NIS final 9: 29 de abril
  • NIS final 0: 30 de abril

Além dos pagamentos do Bolsa Família, em abril o Vale Gás retorna, garantindo um adicional de R$ 100, valor equivalente a um botijão de gás de 13kg, aos beneficiários do programa, sendo uma forma de arcar com gastos com gás de cozinha. Neste caso, os pagamentos de ambos os benefícios acontecem na mesma data, mas apenas para quem estiver inscrito no Cadastro Único e seguir os requisitos exigidos por cada benefício.