Jogue fora! Lista reúne 6 coisas que você nem deveria ter em sua casa

Ao longo dos anos, é comum acumular coisas em casa que não tem mais utilidade. Alguns itens acabam ficando velhos e, depois de muito tempo guardados, não servem para mais nada. Apesar disso, as pessoas têm dificuldades em se desapegar das coisas, sobretudo devido ao apego emocional. Porém, listamos seis coisas que não é recomendado manter em casa. 

De modo geral, organizar a casa é algo fundamental, não apenas para manter o ambiente limpo, mas também para abrir espaço para experiências novas. Dessa forma, é bom renovar as coisas que tem em casa, podendo ser uma forma de deixar a vida um pouco mais leve e confortável. 

Além disso, guardar alguns itens em excesso pode ocupar um espaço desnecessário, além de representar um ambiente que ficou no passado e estagnado no tempo. Por isso, desapegar das coisas antigas é algo que serve para garantir um espaço melhor em casa, com mais energia positiva e que transmita melhor quem a família é hoje.

Doacao
Alguns itens podem ser doados ao invés de jogar fora. (Reprodução/Internet)

Quais itens desapegar? 

Na hora de organizar a casa, muitas pessoas ficam em dúvida de quais itens desapegar e deixar ir embora. Por isso, separamos uma lista com alguns deles, que podem ser um começo para quem desejar organizar a casa. Abaixo, veja quais são:

  • Revistas e jornais antigos

Em primeiro lugar, revistas e jornais velhos. Esses itens costumam ter data de validade, os jornais antigos não tem mais utilidade e as notícias ficam desatualizadas. Por isso, quando ficam acumulados podem acabar juntando poeira e ocupando espaço na casa. Apesar disso, representam material que pode ser reciclado para liberar espaço e contribuir para a sustentabilidade.

  • Utensílios de cozinha danificados

No caso de utensílios domésticos danificados, como pratos rachados ou panelas amassadas, ocupam espaço e podem representar riscos à segurança. Dessa forma, é importante realizar o descarte correto desses itens, sendo uma forma de manter a cozinha mais organizada e segura.

  • Tampas de plástico e potes sem par

Muitas famílias costumam manter tampas de plástico sem potes correspondentes e vice-versa, sendo itens desnecessários de manter em casa, já que perdem sua utilidade e que contribuem para a desorganização dos armários. Sendo assim, remover esses itens desnecessários do cotidiano pode abrir o espaço para novos utensílios.

  • Medicamentos vencidos

Com o passar dos anos, medicamentos e produtos de beleza vencidos representam riscos à saúde e devem ser descartados adequadamente. Neste caso, manter uma revisão periódica da caixa de remédios e maquiagens é importante para garantir a segurança de todos e evitar complicações mais graves. O ideal é consultar a data de validade do produto e, se estiver vencido ou muito velho, o recomendado é jogar fora da maneira correta. 

Ao invés de jogar fora, doe!

Além dos itens para jogar fora, existem alguns deles que podem ter um destino um pouco melhor. Muitos dos produtos que temos em casa podem ser úteis para outras pessoas, sobretudo para aquelas mais necessitadas. Por isso, ao invés de jogar fora, pode ser que a doação seja a melhor opção. 

Abaixo, confira alguns itens que servem para doação:

  • Doar roupas e cobertores

As roupas antigas podem não servir mais, por isso o ideal é passar esses itens pra frente, em forma de doação, para pessoas que podem encontrar outras utilidades para eles, especialmente durante o inverno e para famílias em vulnerabilidade. Neste caso, os itens podem ser entregues em projetos sociais, ONGs, igrejas e até mesmo em pontos de coleta, como caixas distribuídas em estações de metrô.

  • Doar brinquedos

Quando se tem crianças em casa, é comum acumular brinquedos, mas quando elas crescem, os brinquedos não têm mais utilidade. Para evitar manter os itens em casa ocupando espaço, a doação de brinquedos é a solução e não se limita a datas específicas como o Dia das Crianças ou o Natal. As crianças brincam o ano todo, e doações de brinquedos em bom estado são bem-vindas em ONGs, creches e igrejas, entre outros locais.

  • Doar móveis

Os móveis acabam ficando velhos e precisam ser renovados, se estiverem em boas condições, eles podem encontrar outros lares por meio da doação, sendo uma alternativa sustentável e solidária, especialmente em momentos de mudança de residência. 

  • Doar livros

Muitas vezes, temos pilhas de livros que não são mais utilizados ocupando espaço em nossas casas. Neste caso, doar livros para bibliotecas públicas, comunitárias, centros culturais ou sebos é uma maneira de compartilhar o conhecimento e proporcionar acesso à leitura para outras pessoas.