Inverno sem frio? Brasileiros se espantam com esta nova previsão

O inverno de 2024 no Brasil será marcado por anomalias climáticas e contrastes em diversas regiões do país. Influenciado pelo fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o inverno deste ano trará temperaturas mais baixas que a média em algumas áreas, enquanto outras registrarão temperaturas mais amenas do que o esperado.

Veja também: Conheça os vilões da conta de luz neste inverno

A chegada do inverno, a estação mais fria do ano, é marcada por um evento chamado solstício de inverno. Nesse dia, ou seja, o primeiro do inverno (21) o Sol, em sua eterna dança pelo céu, atinge o ponto mais distante em relação à Terra, criando um espetáculo celestial que há milênios intriga e encanta a humanidade.

O que esperar em cada região

Diante do calor inesperado neste início de inverno no Brasil, muitos se perguntam qual será a previsão do tempo nas diversas regiões do Brasil. Veja abaixo o que esperar:

Sul e Sudeste

Prepare-se para um inverno mais frio do que o normal, com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude. Temporais também podem ocorrer ao longo da estação, especialmente no Rio Grande do Sul e no litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro

Nordeste e Centro-Oeste

A influência do La Niña pode resultar em diminuição das chuvas, intensificando problemas como a seca e impactando a agricultura. Apesar da tendência geral de tempo seco, o leste e norte do Centro-Oeste ainda podem registrar chuvas isoladas a partir da tarde.

Centro-Oeste

A região terá predomínio de sol, calor e tempo firme, com baixa umidade do ar. Espera-se chuvas bem isoladas em toda a região, mas nada que reforce o frio esperado pelos brasileiros.

É importante consultar fontes oficiais de informação, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para se manter atualizado sobre as condições climáticas em sua região.