INSS: Corte de salários confirmado para idosos aposentados e pensionistas

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que irá realizar cortes nos salários dos idosos aposentados e pensionistas. Neste caso, a medida irá acontecer devido a revisão nos pagamentos, que tem início na próxima semana. O órgão confirmou a revisão e, em alguns casos, poderá resultar na suspensão do benefício.  

Conforme divulgado, a revisão tem como objetivo corrigir possíveis irregularidades na concessão dos benefícios. O Governo Federal emitiu um comunicado oficial sobre o processo, destacando que a medida de revisão pode gerar uma economia de até R$ 37,3 bilhões para o INSS. 

Além disso, o governo pretende evitar a judicialização dos pedidos de benefícios, visto que essa prática acarreta altos custos para o INSS, especialmente devido aos retroativos e acumulados que são pagos quando o benefício é concedido pela justiça.

Para melhorar a eficiência e transparência da Previdência Social, o INSS implementou mudanças, como o cruzamento de dados para identificar irregularidades, envolvendo a Receita Federal para reunir informações sobre os ganhos dos cidadãos. 

Dessa forma, será criada uma “Força-Tarefa Previdenciária”, que será composta por integrantes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, com o objetivo de otimizar a concessão de benefícios. Assim, os segurados que forem identificados com irregularidades no cadastro poderão ter seus benefícios suspensos como consequência.

Cronograma de pagamentos do INSS 

A Previdência Social divulgou o calendário dos pagamentos referentes aos mês de abril e maio. Dessa forma, os aposentados e pensionistas já podem consultar que dia recebem os repasses, seguindo os requisitos e regras exigidos pelo órgão. 

Para consultar as datas, os beneficiários devem ficar atentos na divisão organizada pelo Instituto. Neste caso, o INSS considera apenas o último algarismo do Número do Benefício para separar o dia que cada um recebe, variando conforme a remuneração de cada um. Dessa forma, o órgão efetua os pagamentos de forma prioritária para quem recebe o piso da autarquia. 

Os segurados que desejam verificar a data de pagamento com base no final do cartão de benefício, precisam desconsiderar o dígito verificador após o traço. Por exemplo, para o número “123.456.789-0”, o beneficiário receberá na data destinada para o final 9. Portanto, o número após o traço não é relevante para verificar a data de pagamento dos benefícios. 

Os pagamentos de fevereiro já começaram, o início foi na semana passada, dia 24 de abril e devem continuar até o dia 8 de maio. Abaixo, os contribuintes podem verificar o dia em que recebem conforme as divisões feitas pelo órgão e acompanhando o Número do Benefício. Confira: 

Os primeiros da lista a receberem são os contribuintes que recebem repasses de até um salário mínimo. Para eles, o cronograma fica dividido da seguinte forma:

  • NIS com final 1: 24 de abril;
  • NIS com final 2: 25 de abril;
  • NIS com final 3: 26 de abril;
  • NIS com final 4: 29 de abril;
  • NIS com final 5: 30 de abril;
  • NIS com final 6: 2 de maio;
  • NIS com final 7: 3 de maio;
  • NIS com final 8: 6 de maio;
  • NIS com final 9: 7 de maio;
  • NIS com final 0: 8 de maio.

No caso dos contribuintes que recebem mais de um salário mínimo, o calendário é outro. Por isso, é importante prestar atenção neste detalhe. Confira quais são as datas: 

  • NIS com finais 1 e 6: 2 de maio;
  • NIS com finais 2 e 7: 3 de maio;
  • NIS com finais 3 e 8: 6 de maio;
  • NIS com finais 4 e 9: 7 de maio;
  • NIS com finais 5 e 0: 8 de maio.

Para mais informações, é recomendado acessar o site ou aplicativo do Meu INSS ou entrar em contato com a central de atendimento 135.