INCENTIVO: governo libera repasse para alunos do ensino médio; veja como receber

No Brasil, após encerrar o ensino médio, muitos estudantes que não conseguiram vaga em uma universidade pública acabam abrindo mão dos seus estudos, já que não conseguem arcar com os custos de uma universidade particular. Além disso, há também o caso dos estudantes que deixam a escola para começar a trabalhar mais cedo e ajudar nos gastos de suas casas.

Visando resolver essas questões, o Governo Federal está estudando a criação de uma bolsa de estudos e uma poupança para os alunos do ensino médio que já estão na escola ou irão terminar o terceiro ano com um bom desempenho. Essa medida já se encontra em fase final e pode ser anunciada em breve. Portanto, até o momento, não há como saber quem possui direito em receber. Além disso, os valores que serão pagos também não foram divulgados.

A bolsa de estudos tem como objetivo estimular os jovens a continuarem estudando e não abrir mão da escola para trabalhar, uma atividade comum no Brasil. “A ideia é dar um auxílio que será mensal e uma poupança para que ele possa receber ao final do ensino médio, por ano”, afirma o ministro da Educação, Camilo Santana.

Evasão escolar no Brasil

Conforme os dados coletados pelo Ministério da Educação, 7% dos estudantes do ensino médio abandonam seus estudos. “A ideia é que a gente possa garantir um apoio, porque quando um aluno chega no ensino médio, na idade de 14 ou 15 anos, geralmente é aquela fase que, diante da dificuldade da família, ele precisa trabalhar”, argumenta o ministro.

Com a bolsa de estudos, a família irá conseguir ter uma renda sem precisar que o jovem deixe a escola para auxiliar no sustento familiar. Os pagamentos têm o propósito de ajudar nas despesas comuns do dia a dia. No caso da poupança, Santana explica: “[a poupança] poderá ser resgatada pelo aluno para projetos individuais dele, como abrir o negócio ou pagar estudos em uma faculdade”. Por fim, para que os estudantes tenham direito a essa bolsa de estudos, eles deverão cumprir com suas obrigações como aluno, possuindo uma boa frequência escolar e aprovação nas disciplinas com excelência.