Guia com tudo que você precisa saber antes de contratar o empréstimo do Bolsa Família
O Bolsa Família, um dos pilares da assistência social no Brasil, agregou recentemente o Empréstimo Bolsa Família. Este novo serviço oferece condições de crédito mais acessíveis para os beneficiários do programa, possibilitando investimentos em pequenos negócios ou necessidades pessoais essenciais. É necessário saber o que realmente muda com a chegada desta modalidade.
O programa Bolsa Família tem sido um mecanismo crucial para a melhoria da condição de vida de muitas famílias brasileiras ao dinamizar o acesso à educação, saúde e alimentação por meio de repasses financeiros. Com o novo adendo, espera-se que a ampliação das possibilidades de crédito fortaleça ainda mais o auxílio a essas famílias, incentivando a autonomia financeira e o empreendedorismo.
Confira o passo a passo para solicitar o empréstimo Bolsa Família:
- Verifique a elegibilidade: Confirme se você cumpre todos os requisitos necessários, como estar cadastrado no Bolsa Família e ter as informações atualizadas no CadÚnico.
- Consulte o CRAS: Visite o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo para obter mais detalhes sobre como solicitar o empréstimo e quais documentos são requeridos.
- Prepare a documentação: Reúna todos os documentos necessários, incluindo RG, CPF, comprovante de residência e de renda.
- Solicite o empréstimo: Com a documentação em mãos, dirija-se ao banco ou à instituição financeira parceira do programa para formalizar o pedido.
- Aguarde aprovação: Após a análise de crédito feita pela instituição, se aprovado, o valor solicitado será depositado diretamente na sua conta bancária.
Quem está elegível para a linha de crédito do Bolsa Família?
Para acessar o Empréstimo Bolsa Família, é imprescindível que o interessado esteja ativo no programa e cumpra um período mínimo de recebimento de seis meses. Além disso, as informações cadastrais no CadÚnico devem estar em dia, sem pendências ou restrições de crédito nas principais instituições financeiras.
Esta iniciativa busca proporcionar um alívio financeiro por meio de condições favoráveis de crédito, como juros mais baixos e prazos de pagamento estendidos, superiores aos do mercado. Além de ser uma ferramenta de emergência, o empréstimo pode ser um investimento na capacidade produtiva das famílias, seja em reformas residenciais, seja no impulso a pequenos negócios ou em outras exigências urgentes.
O Empréstimo Bolsa Família não só potencializa a inclusão financeira, como também promove a capacidade de autonomia e crescimento pessoal dos participantes do programa.
Calendário do Bolsa Família de julho
Em julho, o governo federal distribui os pagamentos do Bolsa Família com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira os repasses:
- NIS final 1: 18 de julho de 2024;
- NIS final 2: 19 de julho de 2024;
- NIS final 3: 22 de julho de 2024;
- NIS final 4: 23 de julho de 2024;
- NIS final 5: 24 de julho de 2024;
- NIS final 6: 25 de julho de 2024;
- NIS final 7: 26 de julho de 2024;
- NIS final 8: 29 de julho de 2024;
- NIS final 9: 30 de julho de 2024;
- NIS final 0: 31 de julho de 2024.
A movimentação dos valores pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.