Gratuito! Faça um curso de piloto de avião totalmente pago pelo Governo

Recentemente, o Governo Federal anunciou um curso gratuito para pessoas interessadas em se tornar piloto de avião. Conhecido como “Asas para Todos”, o programa tem como objetivo democratizar o acesso à formação de pilotos de avião. 

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), faz parte do projeto Pilotos do Semiárido e visa principalmente a inclusão de mulheres e pessoas de baixa renda no setor da aviação civil.

O programa, parte do projeto Pilotos do Semiárido, busca promover a diversidade no setor da aviação civil. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos estão à frente da coordenação, oferecendo 20 vagas, das quais metade são reservadas preferencialmente para mulheres. 

Segundo a Anac, a iniciativa pretende facilitar a entrada de novos perfis no mercado da aviação, refletindo um compromisso com a inclusão e a diversidade.

Critérios de Participação

Para se candidatar ao curso, os interessados devem atender a uma série de requisitos: ser maior de 18 anos, ter nacionalidade brasileira, possuir ensino superior completo ou estar nos últimos períodos de conclusão, e estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, também com as obrigações militares.

Em contrapartida, os candidatos não podem ter nenhuma licença de piloto de avião prévia e devem estar cadastrados no Cadastro Único.

Conforme divulgado, as inscrições devem ser feitas até o dia 31 de maio na página oficial do programa. O processo seletivo é composto por duas etapas. Na primeira fase, serão escolhidos 200 candidatos com base em critérios sociais, como renda familiar per capita e benefícios sociais recebidos, além de desempenho acadêmico. 

A seleção inicial prioriza a inclusão de pelo menos 50% de mulheres. Os 200 candidatos selecionados na primeira fase deverão realizar um exame teórico de piloto privado, financiado pelo programa. Os 20 melhores classificados serão admitidos no curso, enquanto outros 80 ficarão em uma lista de espera válida por três meses.

Estrutura do curso

O curso será realizado na sede da Ufersa, em Mossoró (RN), com previsão de duração de até 32 meses. A formação inclui aulas teóricas e práticas, totalizando quase 200 horas de voo. Os participantes terão treinamento em aviões monomotor e multimotor, além de instruções de voo visual e por instrumentos, e aulas técnicas em inglês. 

As atividades práticas ocorrerão no aeroporto Dix-Sept Rosado, também em Mossoró. Além disso, as bolsas oferecidas pelo programa serão para arcar com os gastos relacionados às aulas teóricas, horas de voo e taxas de exames. Dessa forma, todos os alunos devem demonstrar a competência técnica necessária para a obtenção da licença de piloto comercial, que permite o exercício de atividades remuneradas na aviação.

Como se tornar piloto de avião no Brasil?

Para se tornar um piloto de avião no Brasil, é necessário cumprir uma série de etapas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O primeiro passo é obter a habilitação de Piloto Privado de Avião (PPA), o que envolve a realização de um curso teórico e prático em uma escola de aviação credenciada pela ANAC. Após concluir o curso, o candidato deve passar por exames teóricos e práticos, além de acumular um mínimo de horas de voo conforme os requisitos regulamentares.

Após adquirir a habilitação de PPA, o próximo passo é obter a habilitação de Piloto Comercial de Avião (PCA). Para isso, é necessário atender a requisitos adicionais, como acumular mais horas de voo, realizar novos exames teóricos e práticos, e passar por treinamentos específicos, como o voo por instrumentos. 

A profissão de piloto exige grande responsabilidade, comprometimento e capacidade de decisão, uma vez que envolve a segurança dos passageiros e da tripulação. Após obter a habilitação de PCA, o piloto pode buscar emprego em companhias aéreas, empresas de táxi aéreo, ou atuar como piloto particular, sempre mantendo-se atualizado com as evoluções tecnológicas e regulatórias do setor.