Governo tem nova lei que vai salvar dívidas no cartão de crédito

Nos últimos anos, o endividamento no Brasil se tornou uma preocupação crescente. O percentual de famílias com dívidas atrasadas, ou inadimplência, atingiu níveis alarmantes. No entanto, dados recentes mostram uma melhora. Em fevereiro, a inadimplência caiu para 28,1%, marcando a quinta queda consecutiva desde setembro de 2023, quando estava em 30,2%.

Durante 2023, muitos brasileiros enfrentaram dificuldades financeiras, com o cartão de crédito sendo um dos principais vilões. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, os juros altíssimos, que ultrapassaram 400% ao ano, foram um fator determinante no aumento do endividamento.

Cancele suas dívidas com o apoio do governo

Pensando nisso, o governo brasileiro aprovou uma nova lei para cartões de crédito, visando aliviar a carga financeira sobre os consumidores. Veja os detalhes:

  • Foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN);
  • Está em vigor desde janeiro de 2024;
  • Tem como objetivo principal reduzir os juros rotativos, que são aplicados automaticamente quando os consumidores não pagam a totalidade da fatura do cartão de crédito;
  • A nova legislação estabelece um teto para os juros cobrados no cartão de crédito, limitando-os a 100% do valor da dívida original.

Com a redução dos juros, espera-se que os consumidores consigam saldar suas dívidas mais rapidamente, evitando a espiral de endividamento que os juros altos frequentemente causam.

Dicas para evitar endividamento no cartão de crédito

Mesmo com a nova legislação, é crucial que os consumidores adotem práticas financeiras saudáveis. Confira algumas recomendações para evitar dívidas no cartão de crédito:

  1. Controle de Gastos: Anote todas as despesas feitas com o cartão de crédito e mantenha um orçamento rigoroso;
  2. Pagamento Integral da Fatura: Sempre que possível, pague o valor total da fatura para evitar a incidência de juros;
  3. Planejamento Financeiro: Estabeleça um orçamento mensal que inclua todas as despesas essenciais e defina limites claros para os gastos com o cartão de crédito.