Governo Federal vai usar Inteligência Artificial no pente-fino do Bolsa Família; entenda

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou que o governo pretende implementar o uso de Inteligência Artificial para aprimorar a fiscalização do programa Bolsa Família, garantindo que o benefício seja pago apenas aos que realmente têm direito a ele. A notícia foi dada pelo ministro Wellington Dias (PT) na última terça-feira (19).

Inteligência Artificial no Bolsa Família
Governo Federal vai usar Inteligência Artificial no pente-fino do Bolsa Família; entenda 2

Entenda o uso da Inteligência Artificial no pente-fino do Bolsa Família

Segundo o ministro Wellington Dias, cerca de 2% das famílias que atualmente recebem o auxílio não se encaixam nos critérios estabelecidos. Com o objetivo de atingir uma eficiência de 100%, o governo está adotando medidas tecnológicas avançadas para identificar possíveis irregularidades.

Durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico), Dias enfatizou a importância da utilização da Inteligência Artificial no cruzamento de dados.

“Vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, explicou o ministro.

O plano anual da rede de fiscalização prevê diversas ações, incluindo a modernização dos sistemas para facilitar o acesso e o cruzamento das bases de dados. O investimento de R$200 milhões será direcionado para essa modernização, visando agilizar e tornar mais precisa a fiscalização, especialmente no que diz respeito às fraudes envolvendo crimes cibernéticos de adulteração dos dados cadastrais.

Desde o início de 2023, foram detectados 3,7 milhões de benefícios ilegais que foram cortados, enquanto mais de 3 milhões de famílias foram incluídas no programa por reunirem condições para participar, mas estavam de fora. Atualmente, o Bolsa Família atende 20,81 milhões de famílias.

O ministro ressaltou a importância da prevenção, especialmente após um aumento no número de fraudes durante o ano eleitoral de 2022. “Não esperar primeiro ter a fraude para depois descobrir. Nós queremos evitar antes do primeiro pagamento. Essa é a eficiência que queremos alcançar no Cadastro Único e, ainda, em todos os sistemas de proteção social, proteção especializada, que há no Brasil”, afirmou Dias.

Com a implementação da Inteligência Artificial e o reforço nas medidas de fiscalização, o governo busca garantir que o Bolsa Família cumpra seu objetivo de ajudar aqueles que realmente necessitam, ao mesmo tempo em que combate fraudes e irregularidades no programa.

Regras Condicionais do Bolsa Família

Vale lembrar que o Bolsa Família conta com um conjunto de Regras Condicionais. As famílias que não cumprirem as exigências devem ser bloqueadas. Veja as Regras Condicionais a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • O responsável deve fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até 6 anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.