Governo confirma uso de Inteligência Artificial no pagamento do Bolsa Família

Esta semana, o Governo Federal informou que está utilizando Inteligência Artificial (IA) para realizar o pagamento do Bolsa Família. Segundo Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, a medida tem como objetivo garantir que apenas famílias elegíveis possam continuar recebendo o benefício. 

Atualmente, cerca de 2% das famílias inscritas no programa recebem os pagamentos sem atender todos os critérios exigidos pelo governo. Desde 2023, está sendo realizado o processo de análise e verificação cadastral para garantir que apenas as famílias que realmente precisam possam continuar recebendo. No entanto, o ministro afirmou que o governo quer atingir 100% de eficiência nesse processo. 

Por esse motivo, o uso de Inteligência Artificial (IA) está sendo estudado e o governo tem planos de implantar a medida em breve. As informações foram divulgadas com o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único. 

“A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, esclareceu Dias durante a reunião.

Medidas propostas pelo governo 

O ministro afirmou que o governo pretende evitar problemas por meio da prevenção a partir deste ano, 2024, devido ao aumento no número de fraudes em 2022. Ele ressaltou a importância de não esperar que as fraudes ocorram para agir, enfatizando a necessidade de eficiência no Cadastro Único e em todos os sistemas de proteção social do Brasil. 

Além disso, informou a existência de uma rede federal de fiscalização do Bolsa Família e a determinação de punir quem se envolver em fraudes. O programa anual da rede federal de fiscalização prevê oito ações, como a elaboração de propostas para melhorar a qualidade da base de dados e atualização e unificação do fluxo de denúncias do programa Bolsa Família e do Cadúnico.

As diretrizes gerais do plano de ação incluem não criminalizar a pobreza, evoluir o cruzamento de dados e ampliar as bases, realizar ações estruturantes de combate a fraudes, estruturar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios, além de promover transparência e comunicação com a sociedade. 

O plano também inclui a criação de dois grupos de trabalho: um para redução de litigiosidade, que trata sobre mediação e conciliação de conflitos, e outro para elaborar uma proposta para aplicação de recursos federais no Cadúnico. 

Cronograma do Bolsa Família – Março

Os pagamentos do programa já começaram e tem previsão para terminar no dia 28 de março. Apesar disso, é preciso ficar atento às datas que cada beneficiário recebe, pois elas mudam conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Hoje, dia 21 de março, recebem os beneficiários que possuem o NIS final 5. Abaixo, confira o cronograma completo: 

  • NIS final 1: 15 de março;
  • NIS final 2: 18 de março;
  • NIS final 3: 19 de março;
  • NIS final 4: 20 de março;
  • NIS final 5: 21 de março;
  • NIS final 6: 22 de março;
  • NIS final 7: 25 de março;
  • NIS final 8: 26 de março;
  • NIS final 9: 27 de março;
  • NIS final 0: 28 de março.