Governo confirma pagamento de atrasados para bloqueados do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o pagamento das parcelas atrasadas do Bolsa Família para os segurados que estavam bloqueados. Mas é importante informar que o retroativo só deve ser pago para as famílias que passaram pela Averiguação Cadastral nos últimos meses.

O dinheiro segue disponível na conta digital do Caixa Tem e o titular pode usar através do aplicativo da conta digital. Com o app Caixa Tem o titular pode fazer transferências bancárias, recargas telefônicas e o pagamento de boletos sem sair de casa.

Além disso, o titular pode sacar, indo a um ponto de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF). Para isso, o titular precisa ter em mãos o cartão do Bolsa Família. O saque também pode ser feito usando o aplicativo do Caixa Tem conectado à internet. Veja o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: abra o aplicativo do Caixa Tem no seu celular;
  • Passo 2: digite o seu CPF e senha para fazer login;
  • Passo 3: clique em Saque sem cartão;
  • Passo 4: clique em Gerar código para saque – é importante informar que o código tem validade de 1 hora, caso não consiga sacar nesse prazo, é preciso gerar um novo código no Caixa Tem;
  • Passo 5: digite a sua senha do aplicativo do Caixa Tem;
  • Passo 6: digite o código no caixa eletrônico, Lotérica ou correspondente Caixa Aqui;
  • Passo 7: clique no botão Entrar no teclado no caixa eletrônico;
  • Passo 8: clique no botão Saque Caixa Tem;
  • Passo 9: digite o seu CPF;
  • Passo 10: Digite o código que você recebeu no aplicativo do Caixa Tem e clique em Entrar;
  • Passo 11: escolha o valor que deseja sacar;
  • Passo 12: seu saque será autorizado. Espere a liberação do dinheiro.

O que é a Averiguação Cadastral que vem bloqueado o Bolsa Família

A Averiguação Cadastral é uma medida do Governo Federal que busca encontrar famílias que estão com os dados desatualizados, com informações, faltando, com a renda per capita acima do permitido ou que fraudaram o Cadastro Único (CadÚnico).

As famílias que forem pegas com irregularidades no cadastro serão notificadas e o benefício será bloqueado por até 60 dias. Veja a mensagem enviada pelo aplicativo do Bolsa Família a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Após o bloqueio, a família tem 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os seus dados. Após esse período, as famílias que não passarem na averiguação cadastral serão desligadas do Bolsa Família.

Já os segurados que forem ao CRAS e atualizarem os seus dados serão desbloqueados, voltando a receber o Bolsa Família normalmente. Além disso, terão direito às parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o bloqueio.

Como consultar o Bolsa Família

A consulta do Bolsa Família pode ser feita pela internet. Nesse caso, o titular pode acessar o aplicativo Caixa Tem, o aplicativo Bolsa Família ou o Portal Cidadão. Em todos os casos, é necessário fazer login com o CPF e a senha cadastrada. A consulta pode ser feita em qualquer dia ou horário.

Além disso, é possível consultar pelo WhatsApp, no número +55 61 4042 1552, basta salvar e enviar uma mensagem. Outra forma de consultar é ligando para a lista de contatos abaixo:

  • Bolsa Família: 111;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS): 121;
  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474;
  • SAC Caixa: 0800 726 0101;
  • Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.

Vale mencionar que as ligações feitas para o Bolsa Família e para o MDS podem cobrar taxas. Os demais números estão isentos de cobranças.