Governo confirma novo calendário para receber o 13° salário antecipado
O governo federal já confirmou a antecipação do 13° salário para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste ano de 2024.
Assim como nos anos anteriores, os valores começaram a ser pagos de forma adiantada, ou seja, antes do final do ano.
Contudo, houve uma pequena mudança em relação as últimas antecipações: as duas parcelas deste ano foram liberadas nos meses de maio e junho, ainda no primeiro semestre. Veja o novo calendário abaixo.
Governo confirma novo calendário para receber o 13° salário antecipado
Essa medida de adiantar o pagamento do 13° salário do INSS foi originalmente adotada em 2020, durante a pandemia de COVID-19, para ajudar financeiramente aposentados e pensionistas em meio à crise.
Desde então, a prática foi mantida, mas com uma mudança importante em 2024, já que, como explicado acima, ambas as parcelas foram pagas ainda no primeiro semestre.
Ao longo dos dois meses de liberação, os pagamentos seguiram dois calendários distintos, organizados de acordo com o valor recebido pelo beneficiário.
O primeiro calendário foi destinado àqueles que recebem até um salário mínimo, enquanto o segundo foi aplicado para quem recebe valores superiores a esse teto.
Os valores extras foram pagos junto aos benefícios regulares de maio e junho. Os beneficiários cujo pagamento mensal do INSS não ultrapassa o valor de R$ 1.412 seguiram o seguinte cronograma:
- NIS final 1: 24 de abril e 24 de maio
- NIS final 2: 25 de abril e 27 de maio
- NIS final 3: 26 de abril e 28 de maio
- NIS final 4: 29 de abril e 29 de maio
- NIS final 5: 30 de abril e 31 de maio
- NIS final 6: 2 de maio e 3 de junho
- NIS final 7: 3 de maio e 4 de junho
- NIS final 8: 6 de maio e 5 de junho
- NIS final 9: 7 de maio e 6 de junho
- NIS final 0: 8 de maio e 7 de junho
Já para os beneficiários que recebem mais de R$ 1.412 mensais, o calendário foi:
- NIS finais 1 e 6: 2 de maio e 3 de junho
- NIS finais 2 e 7: 3 de maio e 4 de junho
- NIS finais 3 e 8: 6 de maio e 5 de junho
- NIS finais 4 e 9: 7 de maio e 6 de junho
- NIS finais 5 e 0: 8 de maio e 7 de junho
Ou seja, todos os valores de 2024 do 13° salário do benefício do INSS já foram pagos, e portanto, não haverá mais nenhuma liberação deste tipo de quantia neste ano.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Os segurados do INSS que têm direito ao 13º salário incluem aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Quem recebe salário-maternidade também tem direito a uma parcela proporcional.
No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não são contemplados com esse pagamento adicional.
Para obter mais informações, os segurados podem acessar o portal ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado.
Por fim, especialistas recomendam que os beneficiários usem o valor de forma consciente, priorizando o pagamento de dívidas, a criação de uma reserva financeira ou a realização de investimentos pessoais.