Geleira do “juízo final” deixa cientistas em alerta

A “Geleira do Juízo Final”, situada na Antártida, está gerando grande preocupação entre os cientistas. Recentes pesquisas indicam que a água do oceano está avançando sob a geleira, tornando o local ainda mais vulnerável ao derretimento do que se pensava anteriormente. 

Dessa forma, usando dados de radar espacial, uma nova pesquisa revelou a profundidade dessa ameaça. O glaciar Thwaites, conhecido popularmente como “Geleira do Juízo Final”, é o maior do mundo e está localizado na Antártida Ocidental. Apelidado assim por causa do potencial catastrófico de seu colapso, o Thwaites já contribui com 4% do aumento global do nível do mar. 

Assim, o gigantesco glaciar contém gelo suficiente para elevar o nível do mar em mais de 60 centímetros. Além disso, funciona como uma barreira natural para o gelo circundante, o que significa que seu colapso total poderia elevar o nível do mar em aproximadamente 3 metros, impactando gravemente as comunidades costeiras ao redor do mundo.

Estudos e descobertas

Conforme divulgado, um estudo recente, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, utilizou dados de radar de satélite para criar uma imagem detalhada das mudanças na “linha de aterramento” do Thwaites. A linha é o ponto onde o glaciar se eleva do fundo do mar e se torna uma plataforma de gelo flutuante.

  • Dados Coletados: Foram usados dados de alta resolução coletados entre março e junho do ano passado.
  • Observações: Os cientistas observaram a água do mar fluindo sob a geleira e depois saindo novamente, em um ritmo diário que acompanha as marés.
  • Impacto da Água Salgada: A entrada de água do mar, relativamente quente, está provocando um derretimento intenso sob a geleira, aumentando o risco de seu colapso.

Eric Rignot, professor de ciência do sistema terrestre na Universidade da Califórnia, Irvine, destacou a importância das observações contínuas para entender melhor este processo. Segundo ele, a velocidade com que a água do mar percorre distâncias consideráveis em um curto período de tempo contribui significativamente para o derretimento do glaciar.

Consequências globais

A presença da água do mar sob o Thwaites sugere que as projeções atuais do aumento do nível do mar podem estar subestimadas. Este fenômeno, ainda não totalmente incorporado nos modelos climáticos, pode acelerar a perda de gelo e, consequentemente, o aumento do nível do mar.

  • Efeitos Locais e Globais: Embora os resultados se apliquem principalmente ao Thwaites, é provável que processos semelhantes ocorram em outras regiões da Antártida.
  • Incertezas: Ainda há muitas incógnitas sobre o impacto total deste processo e se ele é um fenômeno recente ou algo que passou despercebido por muito tempo.

Além das descobertas sobre o Thwaites, outro estudo recente do British Antarctic Survey (BAS) analisou os níveis recordes de gelo marinho em torno da Antártida no ano passado. Os resultados indicam que esses níveis extremamente baixos são influenciados pelas mudanças climáticas.

A Geleira do Juízo Final é um lembrete das consequências do aquecimento global e da necessidade de entender os processos para prever as mudanças futuras, algo que ainda pode ser mudado, mas as ações são urgentes e precisam da mobilização de diversas pessoas para que isto aconteça.