Facebook pode estar espionando você em outros aplicativos: veja como se proteger

Imagine estar usando seu aplicativo favorito, apenas para descobrir que sua privacidade foi violada e seus dados estão sendo monitorados sem o seu consentimento. Isso aconteceu em 2016, quando a então empresa Facebook, agora conhecida como Meta, foi acusada de espionar os usuários de aplicativos concorrentes.

Histórico de espionagem

A Meta, na época chamada de Facebook, utilizou uma ferramenta chamada Onavo para coletar dados de navegação em larga escala. Essa prática foi parte de uma estratégia para reduzir a popularidade de outras redes sociais e fortalecer sua própria plataforma. Esses dados eram enviados sem consentimento dos usuários de outros aplicativos e analisados pelo Facebook.

Veja agora: Atualização do WhatsApp exclui celulares e tem novo chat; confira

Uma das principais preocupações era a privacidade dos usuários do WhatsApp, que também foi alvo desse monitoramento antes da aquisição pelo Facebook. Essas práticas foram desativadas em 2019, mas levantaram sérias questões sobre ética e privacidade online.

Como saber se você está sendo espionado

Identificar se você está sendo alvo de monitoramento online pode ser desafiador, mas existem sinais que podem indicar atividades suspeitas. Alguns desses sinais incluem anúncios altamente direcionados, mensagens ou conteúdos relacionados a suas atividades recentes e configurações incomuns em seus aplicativos.

Snapchat logo cover
Snapchat foi um dos aplicativos espionados. (Reprodução/Turbologo)

Como se proteger da espionagem online

Para proteger sua privacidade online e evitar a espionagem em aplicativos, considere adotar as seguintes medidas:

  1. Utilize VPNs (Redes Privadas Virtuais): Uma VPN pode ajudar a criptografar seu tráfego de internet, dificultando o monitoramento de suas atividades por terceiros.
  2. Revise suas configurações de privacidade: Verifique e ajuste as configurações de privacidade em seus aplicativos e dispositivos para limitar o acesso a dados pessoais.
  3. Use aplicativos de mensagens e redes sociais com criptografia de ponta a ponta: Opte por aplicativos que ofereçam criptografia de ponta a ponta para garantir a segurança de suas comunicações.