Extraterrestres? Agência da NASA recebe mensagem da galáxia enviada a mais de 200 milhões de distância

Os Extraterrestres podem enviar mensagens à Terra? Recentemente, a NADA recebeu uma mensagem da galáxia enviada de 200 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta. Neste caso, os dados foram transmitidos pela sonda Psyche, em sua jornada em direção ao asteroide 16-Psyche. 

Nos últimos dias, a NASA conseguiu registrar algo surpreendente, já que a sonda realizou um teste de comunicação a laser, enviando dados a uma distância recorde de cerca de 226 milhões de quilômetros da Terra. Em vez de usar as tradicionais ondas de rádio, a equipe da missão optou por um sistema de comunicação por laser infravermelho.

Dessa forma, a NASA confirmou que o sistema foi bem-sucedido, operando a essa distância extrema com uma taxa de transmissão de dados de até 25 Mbps. Além disso, foi divulgado que o desempenho superou as expectativas, que eram de pelo menos 1 Mbps, e foi de 10 a 100 vezes mais rápido do que as transmissões de rádio.

Detalhes sobre os dados coletados 

A líder de operações do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, Meera Srinivasan, destacou que o teste foi capaz de reduzir cerca de 10 minutos de dados duplicados da sonda, demonstrando a eficácia das comunicações ópticas em comparação com as comunicações por radiofrequência em espaçonaves.

Embora os resultados sejam promissores, há desafios a serem superados, como a interferência das nuvens nas observações ópticas, algo ausente nas comunicações por rádio.

Por enquanto, os cientistas devem conduzir novos testes, a próxima etapa está agendada para acontecer em junho, quando a sonda Psyche estará a uma distância equivalente a duas vezes e meia a distância entre a Terra e o Sol. Assim, caso seja bem-sucedida, a tecnologia poderá viabilizar uma rede eficiente de comunicação de dados entre a Terra e Marte, contribuindo para futuras missões espaciais.

O que é a sonda Psyche?

A sonda Psyche da NASA é uma missão espacial planejada para explorar o asteroide 16 Psyche, que é um objeto incomum no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O asteroide Psyche é único porque se acredita que seja o núcleo metálico exposto de um protoplaneta desmantelado, possivelmente do tamanho de Marte, que perdeu sua crosta externa devido a impactos violentos. 

Portanto, o torna um objeto de grande interesse para os cientistas, pois poderia fornecer insights sobre a formação e evolução dos planetas terrestres, incluindo a Terra. A Psyche foi lançada em 13 de outubro de 2023, a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX, e a inserção da sonda na órbita do asteroide está prevista para ocorrer em agosto de 2029.