Excluídos do Bolsa Família foram confirmados no CRAS; veja lista disponibilizada pelo CadÚnico

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma série de bloqueios para o Bolsa Família e outros programas sociais do Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, para aqueles que tiveram seus benefícios bloqueados devido a dados desatualizados ou irregulares, uma oportunidade de regularização foi oferecida. A atualização deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

As famílias que foram bloqueadas receberam uma notificação do Bolsa Família informando sobre a necessidade de esclarecer informações do cadastro. A mensagem destacava a importância de atualizar o cadastro para evitar o cancelamento do benefício. Veja a mensagem enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família

O prazo dado para a regularização foi de até 60 dias após o bloqueio, e as famílias foram orientadas a procurar o CRAS de sua cidade para atualizar seus dados. Os beneficiários que não atualizarem os seus dados serão desligados do Bolsa Família após os 60 dias.

Aqueles que utilizarem corretamente seus dados no CRAS serão desbloqueados e terão direito a receber as parcelas retroativas do Bolsa Família. Esse valor ficará disponível na conta digital do Caixa Tem, proporcionando o suporte financeiro necessário para as famílias que dependem desse auxílio para suas despesas básicas.

Bolsa Família
Excluídos do Bolsa Família foram confirmados no CRAS; veja lista disponibilizada pelo CadÚnico 2

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família

É importante ressaltar que, apesar dos bloqueios, o pagamento do Bolsa Família foi confirmado e seguirá o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

O primeiro pagamento será iniciado nesta sexta-feira (17) para os beneficiários com NIS de final 1, e seguirá até o dia 31 de maio, conforme o calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal (CEF). Veja todas as datas a seguir:

  • NIS de final 1: dia 17 de maio;
  • NIS de final 2: dia 20 de maio (antecipado para o sábado 18);
  • NIS de final 3: dia 21 de maio;
  • NIS de final 4: dia 22 de maio;
  • NIS de final 5: dia 23 de maio;
  • NIS de final 6: dia 24 de maio;
  • NIS de final 7: dia 27 de maio (antecipado para o sábado 26);
  • NIS de final 8: dia 28 de maio;
  • NIS de final 9: dia 29 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

Os segurados que recebem na segunda-feira ainda terão o pagamento antecipado para o sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento, como indica o calendário. Para usar o dinheiro, basta usar o aplicativo Caixa Tem conectado à internet.