Excelente notícia para quem recebe e deseja receber o vale-gás do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pelos programas sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família, divulgou nos últimos meses que bloqueou os recursos destinados aos últimos pagamentos deste ano de 2023 do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, afetando os repasses de outubro e dezembro.

Contudo, no mês de outubro, os valores foram repassados para as famílias beneficiárias normalmente e, para o mês de dezembro, o Ministério já confirmou que o bloqueio não deve impedir as famílias de terem acesso aos valores. Portanto, a excelente notícia é que os pagamentos do programa estão confirmados para o último mês deste ano, apesar do bloqueio de recursos.

Excelente notícia sobre o vale-gás do Bolsa Família

É importante lembrar que, segundo o Governo, os valores destinados aos pagamentos desse e de outros programas sociais foram bloqueados apenas como uma manobra orçamentária para o cumprimento da lei que determina um limite de gastos para a gestão do momento. Contudo, na prática, os programas sociais não serão prejudicados, pois novos recursos serão destinados para os repasses.

É por conta dessas manobras que os mais de seis milhões de beneficiários do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, a maioria também beneficiários do novo Programa Bolsa Família, poderão receber os pagamentos de dezembro normalmente. Contudo, vale destacar que somente as famílias que já receberam o benefício nas últimas rodadas receberão neste novo mês, pois não há inclusão de novos beneficiários.

Isso acontece porque, de acordo com as regras do Auxílio Gás, o programa deve pagar os valores a cada dois meses para todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem renda mensal familiar abaixo dos R$660 por pessoa. Por isso, cerca de 40 milhões de famílias têm o direito de receber o benefício, incluindo as mais de 21 milhões de famílias que já recebem o Bolsa Família.

Entretanto, o orçamento do qual o programa dispõe é muito menor do que o necessário, suficiente para realizar os pagamentos para apenas seis milhões de famílias, situação que faz o governo atender somente este número de beneficiários bimestralmente, além de não incluir nenhuma nova família na folha de pagamentos do programa.

Dessa forma, há uma triagem entre as mais de 40 milhões de famílias que têm direito aos valores e, na prática, recebem apenas os seis milhões que são os grupos familiares com as menores rendas, as famílias que são formadas por um número maior de pessoas, as que residem nos municípios brasileiros considerados mais pobres e aquelas que possuem mulheres vítimas de violência doméstica entre seus membros.

Bolsa Família em novembro

Por fim, é necessário lembrar também que os pagamentos de novembro do novo Programa Bolsa Família ainda estão acontecendo e, segundo o calendário oficial de repasses, os valores serão liberados até o dia 30 deste mês. Além disso, como já é de costume, os valores serão repassados de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social) de cada um. Confira as datas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 18/11);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 25/11);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.