EVITE que o WhatsApp consuma TODA memória do seu celular dessa forma

O WhatsApp é um dos aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizados pelos brasileiros, sobretudo em comunicações pessoais e profissionais. Apesar de sua utilidade, um problema recorrente entre os usuários é o consumo excessivo de memória do celular, afetando o desempenho e o armazenamento do dispositivo. 

Por isso, decidimos ajudar os usuários a evitar este problema com soluções práticas para gerenciar e otimizar o uso do WhatsApp para evitar o consumo excessivo de memória. Neste caso, um dos principais fatores que contribuem para o alto consumo de memória no WhatsApp são as mídias compartilhadas no aplicativo. 

Por exemplo, as fotos, vídeos, áudios e documentos são armazenados no dispositivo, sendo alguns dos arquivos que mais ocupam espaço devido a quantidade de megabytes (MB) ou gigabytes (GB) que possuem. Ao receber algum desses arquivos, as configurações padrões do aplicativo garantem que o conteúdo seja armazenado automaticamente. 

O mesmo pode acontecer ao realizar backups das conversas, algo que tende a ocupar muito espaço, semelhante aos arquivos citados. 

Como saber quanto o WhatsApp consome na memória? 

Para verificar o quanto de memória o WhatsApp está consumindo, os usuários podem acessar as configurações do aplicativo e checar o uso de armazenamento. O processo ajuda a identificar quais tipos de arquivos e quais contatos ou grupos estão gerando mais dados.

Além disso, recomendamos considerar os dados armazenados através do backup das conversas. O WhatsApp oferece backups automáticos no Google Drive ou iCloud, garantindo que as mensagens não sejam perdidas. Por outro lado, backups frequentes e com muitos dados podem aumentar o uso de memória, especialmente se o espaço no armazenamento em nuvem for limitado.

No caso das atualizações frequentes do WhatsApp, é possível que o desempenho do aparelho também seja comprometido, o que pode afetar a memória do dispositivo e ocasionar em perda de memória para armazenamento. Porém, as atualizações são algo que os usuários não conseguem fugir, já que mantém o bom funcionamento do aplicativo. 

Neste caso, recomendamos ficar atentos nos outros aspectos e manter o dispositivo sempre “limpo”, ou seja, excluir o excesso de arquivos ao longo do tempo e apagar aplicativos, mensagens e documentos que não são mais necessários e assim abrir espaço para mais memória no celular, evitando que ele fique sobrecarregado. 

Gerenciando uso do WhatsApp

Para evitar que o WhatsApp consuma toda a memória do seu celular, algumas práticas simples e eficazes podem ser adotadas:

  • Limpeza regular de mídias: O aplicativo permite excluir arquivos específicos de contatos ou grupos sem apagar as conversas. Isso ajuda a liberar espaço sem perder informações importantes.
  • Desativar o download automático de mídias: Nas configurações do WhatsApp, é possível desativar o download automático de fotos, vídeos e áudios. Dessa forma, o usuário pode escolher manualmente o que deseja salvar no dispositivo.
  • Revisão e exclusão de mensagens antigas: Apagar ou arquivar conversas antigas e desnecessárias pode liberar uma quantidade significativa de espaço. O WhatsApp também oferece a opção de configurar para que mensagens sejam apagadas automaticamente após um certo período.

Configuração de backups: Para gerenciar melhor o uso de memória, configure backups menos frequentes e selecione quais tipos de dados devem ser incluídos, como apenas mensagens de texto sem mídias. Isso reduz o tamanho dos backups e o uso de memória tanto no dispositivo quanto na nuvem.