ESTES são os 3 desafios da economia mundial, segundo o FMI

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia mundial ainda não se recuperou dos impactos causados pela pandemia de Covid-19 e ainda enfrenta muitos desafios para voltar a ser como era antes. 

Em um relatório lançado pelo FMI esta semana, o “World Economic Outlook” faz uma atualização de como está a economia vendo de uma perspectiva mundial. Foi constatado que muitos países ainda não se recuperaram da crise financeira que foi gerada pela Covid-19 e a situação piorou quando os conflitos entre Rússia e Ucrânia começaram. 

Ao todo são três pontos importantes para a economia que os países devem se concentrar se quiserem se recuperar dos efeitos da pandemia. 

  1. Crescimento econômico 

O crescimento econômico diminui, é esperado que 2023 e 2024 tenham um crescimento menor do que 2022 e que a economia permaneça fraca, abaixo da média esperada para os anos deste século. A atividade global está perdendo força e o crescimento cairá de 2,7%, dados de 2022, para 1,5%, valor esperado para o ano de 2023. No entanto, países em desenvolvimento talvez tenham um aumento em seu crescimento, devido a economias poderosas como a China e a Índia. 

  1. Inflação

A inflação chegou a patamares preocupantes e os países deveriam estar focados em diminuir as taxas altas. “Mais preocupante, o núcleo da inflação nas economias avançadas deve permanecer inalterado a uma taxa média anual de 5,1% este ano, antes de cair para 3,1% em 2024. Claramente, a batalha contra a inflação ainda não está vencida,” comenta o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas. Apesar disso, a inflação está em queda no Brasil, em 2022 estava 11,8% e no último mês chegou a 3,6%. 

  1. Estabilidade financeira 

O próximo desafio que os países devem enfrentar é garantir a estabilidade financeira da economia. Uma das alternativas é fortalecer o poder de compra da população, mas o salário não acompanha a inflação e as altas taxas de emprego fizeram os salários diminuírem. Gourinchas disse que espera um aumento de salário na média mundial e que há espaço para esse aumento acontecer sem gerar desequilíbrio.