Estados Unidos e Canadá em estado de alerta com explosões solares durante eclipse

Em 8 de abril, está previsto para acontecer um Eclipse Solar. O fenômeno astrológico está chamando a atenção de especialistas, pois será possível presenciar explosões solares durante o evento. Porém, autoridades dos Estados Unidos e Canadá entraram em alerta. Não devido ao risco que elas representam, mas ao excesso de turistas que serão atraídos para vê-las. 

O eclipse está previsto para acontecer apenas na América do Norte, sendo visível nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá e México. Os três países estão esperando uma grande concentração de turistas para presenciar o eclipse. Por isso, eles emitiram um alerta geral, pois acreditam que a quantidade será maior do que o esperado. 

No caso do Canadá, está sendo esperado mais de 1 milhão de turistas nas Cataratas do Niagara durante o período do fenômeno, um número muito acima do previsto anteriormente e o governo está tomando as medidas necessárias para receber todas essas pessoas em um curto espaço de tempo. 

Enquanto isso, os Estados Unidos estão passando pela mesma situação do Canadá, mas com um agravante: comerciantes estão vendendo óculos especiais para assistir o eclipse, mas o produto é falso e sem eficiência comprovada, além de estar sendo classificado como golpe. As autoridades estão tomando as devidas providências e alertam os turistas. 

Explosões solares

Além do excesso de turistas, que está sendo tratado pelos governo locais, existe ainda a preocupação com as explosões solares que estão previstas para acontecer durante o eclipse. Neste caso, será possível avistar um plasma em um tom rosa-escuro mesmo a olho nu. 

Conforme informado por cientistas, as explosões massivas poderão ser vistas por vários dias após o eclipse, mas será necessário um equipamento adequado, como um telescópio, para isso. Segundo Ryan French, físico solar do Observatório Solar Nacional em Boulder, Colorado, para que as explosões sejam visíveis da Terra, é preciso que estejam localizadas acima da borda do Sol, evitando serem bloqueadas pela Lua, durante os poucos minutos de totalidade.

Em outras regiões, como o Brasil, talvez não seja possível avistar o eclipse. Porém, ainda será possível acompanhar o eclipse através do canal do YouTube da NASA a partir das 16h do dia 08 de abril, com previsão para terminar às 17h.

Além disso, especialistas afirmam que o eclipse deve ser diferente dos últimos que aconteceram nesta mesma categoria. Conforme divulgado, dessa vez o eclipse solar deve durar cerca de dois minutos a mais e a coroa solar, a camada externa, será mais visível.