Está no Desenrola? Veja como não cair em golpes

O Governo Federal, através do Ministério da Fazenda, emitiu um alerta a toda a população informando para que não caiam em golpes ao renegociar dívidas pelo programa Desenrola Brasil. Em nota, o ministério informou que os consumidores devem acessar a plataforma apenas pelo link oficial do Desenrola — desenrola.gov.br —, sendo o único portal com os descontos disponíveis para a renegociação. 

Além disso, o órgão aproveitou para esclarecer que as comunicações relacionadas ao programa são feitas via SMS, sem conter link algum, para diminuir a possibilidade de fraudes. Outros meios de comunicação, como links, e-mails, mensagens de WhatsApp etc., não são utilizados para enviar informações oficiais sobre o programa. Logo, são consideradas tentativas de golpe e devem ser ignoradas.  

Na primeira etapa do programa, os criminosos tentaram aplicar fraudes através de e-mails, mensagens em redes sociais e até na criação de sites falsos com o nome do “Desenrola”. Eles enviavam aos consumidores informações fraudulentas sobre a renegociação dívidas fora de portais oficiais. Por isso, o governo reforça que as dívidas devem ser negociadas apenas pelo Portal de Renegociação, vinculado ao Gov.br. 

Caso seja feita uma tentativa de golpe, o cidadão deve entrar com um boletim de ocorrência na polícia. Além de informar sobre o ocorrido para a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Em relação a mensagens suspeitas de terceiros, o credor deve ser informado sempre, antes que o consumidor tome qualquer atitude, para que as medidas necessárias sejam tomadas. 

A recomendação é não fornecer, em hipótese alguma, informações pessoais para desconhecidos e evitar clicar em links de sites considerados suspeitos.

Segunda fase do Desenrola Brasil

Durante a segunda etapa do programa, as negociações estão sendo feitas pela plataforma oficial do Desenrola Brasil, usando o cadastro da conta Gov.br, sem nenhum outro intermediário. No entanto, o nível da conta deve ser prata ou ouro, para aumentar a segurança das transações. 

O programa Desenrola Brasil começou em julho deste ano e já auxiliou milhões de brasileiros a renegociarem suas dívidas. O objetivo do programa é diminuir o endividamento do país e ajudar as pessoas a saírem da inadimplência.

Nesta etapa do programa, podem participar pessoas que tenham dívidas de até R$ 5 mil, sejam elas bancárias ou não. Apesar disso, apenas quem recebe até dois salários mínimos ou está inscrito no Cadastro Único pode participar.