“Éramos felizes e não sabíamos” diz Alexandre de Moraes após aparecer de surpresa na votação da Pec das Drogas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, realizou uma visita surpresa ao Senado na última quarta-feira (17). Alexandre foi à Casa Alta para participar de uma apresentação sobre o anteprojeto do novo Código Civil. Além disso, um tempo antes do início da sessão, o juiz ligou para o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para informar que participaria do evento de forma direta.

A presença de Alexandre de Moraes aconteceu um dia após os senadores aprovarem por a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das drogas, a medida em questão proíbe o porte e a posse de todas as drogas em qualquer quantidade. Segundo as informações divulgadas, a aprovação foi uma clara resposta ao STF, pois o Supremo, no momento, está analisando a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. 

Atualmente, o julgamento na Corte não está em andamento, devido aum pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Em relação a votação, o placar está em 5 a 3 pela descriminalização.

Ainda sobre a ida surpresa a votação da Pec das Drogas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e Alexandre de Moraes sentaram lado a lado no plenário. Além disso, pelo que foi divulgado na imprensa, os dois trocaram algumas informações em sussurros em diversos momentos. Após isso, Moraes disse que, antes das redes sociais, “nós éramos felizes e não sabíamos”. 

Por fim, ele voltou a defender a regulamentação das plataformas digitais.

Quem é Alexandre de Moraes? 

Alexandre de Moraes é um jurista e magistrado brasileiro, atualmente ocupando o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nasceu em São Paulo, no dia 13 de dezembro de 1968, e desde então, tem desempenhado um papel de destaque no cenário jurídico brasileiro.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Moraes possui uma sólida trajetória acadêmica. Além de sua graduação, é mestre em Direito do Estado e doutor em Direito Constitucional pela mesma instituição. Sua expertise na área constitucional é amplamente reconhecida, o que o tornou uma figura proeminente nos debates jurídicos do país.

Antes de sua nomeação para o STF em 2017, Alexandre de Moraes ocupou diversos cargos de relevância no cenário jurídico e político brasileiro. Foi Secretário de Justiça do Estado de São Paulo, ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública do mesmo estado e foi Ministro da Justiça no governo do presidente Michel Temer.

Como Ministro do STF, Alexandre de Moraes tem se destacado por sua atuação em casos importantes para o país, como questões relacionadas à criminalidade, direitos individuais, liberdade de expressão, entre outros temas fundamentais para a sociedade brasileira. Sua postura firme e sua expertise jurídica têm contribuído significativamente para os debates e decisões do Supremo Tribunal Federal.