Entenda o significado psicológico de chegar cedo nos lugares

Podemos classificar as pessoas em três grupos: aquelas que estão sempre atrasadas, as que são pontuais e as que chegam antes do horário. A ciência aponta que, para os atrasados, a percepção do tempo pode ser distinta da experiência comum. Por outro lado, a pontualidade pode revelar aspectos da personalidade de uma pessoa, de acordo com a psicologia.

A pontualidade é uma característica valorizada, associada a responsabilidade e organização. Segundo a especialista em gerenciamento de tempo, Dra. Diana DeLonzor, pessoas pontuais têm maior autocontrole e uma percepção aguçada do tempo. Elas costumam antecipar problemas e se preparar para imprevistos. Além disso, tendem a ser intolerantes com atrasos, considerando-os uma falta de respeito.

Neste texto você encontrará:

Veja também: Lista reúne 12 dificuldades comuns que uma pessoa com TDAH tem

Análise da pontualidade

O psicólogo britânico Oliver Burkeman afirmou em entrevista à BBC que pessoas que chegam cedo podem ser mais propensas ao estresse devido à preocupação excessiva e ao desejo de agradar, um comportamento comum entre “people pleasers”.

Em seu livro Four Thousand Weeks: Time Management for Mortals, ele sugere que a pontualidade está ligada à necessidade de controlar o tempo, com os pontuais se sentindo no controle e os atrasados tentando exercer poder ao adiar os acontecimentos.

Burkeman também apontou que, em certos casos, quem chega muito cedo pode estar tentando aumentar sua eficiência, o que pode indicar uma dificuldade em aceitar as limitações da vida. Esse comportamento resulta da tentativa de controlar situações imprevisíveis, como perder o ônibus ou o metrô, ao se antecipar e chegar muito antes do necessário.

Comportamentos psicológicos

A pontualidade e os atrasos, no entanto, são comportamentos complexos de entender. De acordo com DeLonzor, esses hábitos frequentemente atuam como respostas automáticas, moldadas por fatores fisiológicos ou psicológicos, e são difíceis de alterar, muitas vezes se desenvolvendo desde a infância. Tanto a pontualidade extrema quanto os atrasos constantes podem se tornar reflexos aprendidos com o tempo.

Embora existam tentativas de associar a pontualidade à personalidade, as pesquisas são limitadas e, muitas vezes, contraditórias. A maioria dos estudos se baseia no modelo dos cinco fatores de personalidade (Big Five), mas a relação entre pontualidade e características como neuroticismo ainda não é bem definida na psicologia.

Sabe-se que as pessoas pontuais geralmente demonstram mais autocontrole e tendem a procrastinar menos. No entanto, a ciência ainda não conseguiu determinar uma relação clara e definitiva entre pontualidade e traços de personalidade.