Entenda o motivo do eclipse solar total na segunda (8) é tão importante para os cientistas

Os cientistas anunciaram que no dia 8 de abril deve acontecer um eclipse solar na América do Norte, sendo possível avistar o fenômeno nos Estados Unidos, Canadá e México. Porém, apesar de ser um evento comum, os pesquisadores estão afirmando que o evento será de grande importância para o meio acadêmico. Abaixo, explicaremos os motivos por trás disso. 

De modo geral, o eclipse será um eclipse solar total, quando a Lua bloqueia completamente a luz solar, que já é considerado algo raro. No entanto, Adam Hartstone-Rose, da NC State University, na Carolina do Norte, criou um grupo de pesquisa para observar como a vida selvagem reage ao eclipse. A intenção dele é ver como os animais se comportam durante o fenômeno. 

Em 2017, ele colocou grupos de pesquisadores nos principais zoológicos do país para observar o comportamento dos animais. Dessa vez, ele pretende repetir o feito e realizar novos estudos. 

Tipos de eclipse

Atualmente, existem vários tipos de categorias para definir um eclipse solar. O eclipse solar total é um fenômeno celestial, visível apenas em uma pequena área da Terra, quando um observador está no centro da sombra da Lua, quando ela atinge nosso planeta. 

Para que isso ocorra, o Sol, a Lua e a Terra devem estar perfeitamente alinhados. Durante um eclipse solar total, a escuridão da Lua cobrindo completamente o Sol cria um espetáculo único e memorável.

Por outro lado, um eclipse solar parcial ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra não estão perfeitamente alinhados. Nesse caso, o Sol parece ter uma sombra escura em apenas uma pequena parte de sua superfície visível da Terra. Embora não seja tão dramático quanto um eclipse total, um eclipse solar parcial ainda oferece uma visão fascinante da interação celeste entre os corpos celestes mais próximos de nós.

Cuidados para observar um eclipse solar

Segundo médicos e especialistas, não devemos observar um eclipse através de radiografias, negativos de fotografia ou mesmo óculos escuros. Para entender melhor, o sol emite raios infravermelhos e ultravioleta que podem ser prejudiciais, em casos graves causando queimaduras na retina permanentes

Por isso, separamos alguns cuidados para observar um eclipse com segurança. Abaixo, confira quais são: 

  • Não olhe diretamente para o Sol durante o eclipse: Olhar diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse, pode causar danos permanentes à retina, levando à perda parcial ou total da visão. Use métodos seguros de observação.
  • Use óculos específicos para observação ou filtros adequados: Utilize óculos projetados para observação solar ou filtros de solda com classificação número 14 ou maior. Assim, estes itens proporcionam a proteção necessária contra os raios ultravioleta e infravermelhos prejudiciais ao olho humano. 
  • Evite usar óculos escuros convencionais, telefones celulares ou câmeras fotográficas para observação: Conforme indicam pesquisadores, os itens citados não oferecem proteção adequada contra a intensidade da luz solar durante um eclipse. Utilize apenas métodos de observação apropriados para garantir sua segurança visual.

Não utilize binóculos ou telescópios sem o filtro solar apropriado: Observar o Sol através de dispositivos óticos, como binóculos ou telescópios, sem o filtro solar adequado, pode aumentar significativamente o risco de danos aos olhos. Consulte um especialista para orientação sobre o tipo correto de filtro a ser utilizado.