Energia mais barata! Lula assina decreto que reduz o valor da conta de luz

Nos próximos meses, os cidadãos brasileiros poderão desfrutar de uma redução no valor das suas contas de luz. Uma medida que foi tomada pelo governo, liderado pelo presidente Lula, ao assinar um decreto que prevê a diminuição dos custos energéticos em todo o país.

A redução de 3,5% a 5% no valor final das contas de luz é uma notícia extremamente bem-vinda, principalmente em um momento em que os custos de vida têm aumentado e as pressões econômicas têm sido sentidas em diversos setores.

A viabilização dessa redução nos custos energéticos será possível através da antecipação do recebimento de recursos da privatização da Eletrobras. Esta decisão estratégica mostra o compromisso do governo em encontrar soluções eficazes para resolver problemas persistentes e garantir o bem-estar da população.

É importante ressaltar que a redução nos valores das contas de luz será aplicada nos reajustes anuais, tornando-a uma medida duradoura e sustentável. O decreto que estabelece essa diminuição nos custos já foi publicado no Diário Oficial da União, o que significa que sua validade é imediata.

Outras opções para ajudar as famílias de baixa renda a lidar com suas despesas

O programa Tarifa Social é uma dessas opções, proporcionando descontos que podem chegar a até 65% na conta de luz. Para se qualificar para o programa, as famílias precisam estar devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e manter um consumo mensal de energia elétrica de até 50 kWh.

Descontos do Tarifa Social são escalonados de acordo com o consumo mensal de energia elétrica

  • Famílias que consomem até 30 kWh por mês podem receber um desconto de até 65%;
  • Famílias que consomem entre 31 kWh e 100 kWh podem obter descontos de até 40%;
  • Consumidores que utilizam entre 101 kWh e 220 kWh mensalmente podem receber descontos de até 10%;
  • Infelizmente, para aqueles que consomem mais de 221 kWh por mês, não há desconto disponível.