Enem dos Concursos: Lula anuncia Concurso Público Nacional Unificado

Na sexta-feira, dia 29 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um decreto que visa proporcionar a criação do Concurso Público Nacional Unificado. Através dele, milhões de brasileiros terão maior facilidade para participar do processo seletivo para cargos públicos. 

A nova modalidade de concurso está sendo chamada de Enem dos Concursos, já que o objetivo da prova é unificar a seleção de servidores federais em todos os estados do Brasil. Embora ainda não tenha sido divulgado oficialmente, a expectativa é que a primeira edição do concurso aconteça a partir do dia 25 de fevereiro de 2024. 

Além disso, o concurso compartilha outra característica com o Enem. A prova deve acontecer simultaneamente em todos os estados do país e, assim, padronizar a aplicação de concursos federais, garantindo que a contratação aconteça de maneira mais rápida e com maior facilidade, tanto para os participantes quanto para os órgãos. O Governo Federal informou que mais detalhes sobre a aplicação do concurso devem ser esclarecidos em breve. 

Nos últimos seis meses, os órgãos públicos federais perderam mais de 70 mil funcionários, que ocupavam cargos em diversas áreas de atuação. Então, existe uma demanda urgente para que essas vagas sejam preenchidas. Através do Concurso Público Nacional Unificado é esperado que a prova seja mais acessível à população e que mais pessoas tenham a oportunidade de participar.

Órgãos participantes do concurso

Segundo informações divulgadas pelo governo, o concurso deve acontecer em pelo menos 180 cidades brasileiras e, ao todo, serão mais de 5 mil vagas em órgãos públicos que estão com uma demanda alta de novos funcionários. Abaixo, é possível conferir uma lista dos ministérios que já aderiram ao concurso: 

  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Ministério dos Povos Indígenas
  • Ministério da Saúde
  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério do Planejamento e Orçamento
  • Ministério da Previdência Social

Os candidatos vão poder concorrer a cargos dentro dos órgãos citados. Apesar disso, ainda não há informações sobre quais serão as funções e remuneração para cada cargo. As regras e editais devem ser publicados nos próximos meses pelo Governo Federal. Por isso, quem tiver interesse em participar, deve ficar atento às notícias e comunicados divulgados por meio dos canais oficiais dos órgãos.