Encontro de Líderes mundiais deve acontecer no Rio de Janeiro em 2024

O Brasil se prepara para sediar a Cúpula de Líderes do G20 em um evento marcado para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. O G20, ou Grupo dos 20, é um fórum de cooperação econômica internacional composto por 19 países, além da União Africana e União Europeia, que reúnem aproximadamente 85% do PIB mundial e representam dois terços da população do planeta.

Criado em 1999 como resposta às crises econômicas da década de 1990, o G20 visa fortalecer a economia internacional e discutir questões fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico global. O Brasil assume a presidência rotativa do grupo, liderando encontros e consolidando acordos ao longo do ano.

A Cúpula no Rio de Janeiro contará com a presença das lideranças dos países membros e convidados, incluindo representantes de Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal, Cingapura, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Entre os tópicos centrais estão a inclusão social, o combate à fome e à pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental, e a reforma das instituições da governança global.

Encontro de Líderes do G20
Encontro de Líderes mundiais deve acontecer no Rio de Janeiro em 2024 2

Atividades e Destaques dos Líderes do G20 do Brasil

O Brasil anunciou um extenso calendário de mais de 130 eventos distribuídos ao longo do ano em várias cidades-sede do país. As atividades terão início em dezembro de 2023, com reuniões em Brasília e destaque para um encontro inédito das Trilhas de Sherpas e de Finanças.

O cronograma inclui as reuniões por vídeo chamada que aconteceram em janeiro e fevereiro, seguidas por encontros presenciais nas cidades-sede, como a reunião dos chanceleres no Rio de Janeiro e a reunião ministerial da Trilha de Finanças em São Paulo. Além disso, o G20 realizará oito encontros em cidades fora do Brasil, como Atlanta, Washington, Nova York, Genebra e Bruxelas, abrangendo uma variedade de temas essenciais para o desenvolvimento global.

Sendo assim, vale reforçar que o Brasil se prepara para sediar um encontro significativo no cenário internacional, reunindo líderes globais para discutir desafios prementes e promover a cooperação econômica e social em escala mundial. O evento reflete a importância do país no contexto global e a busca por soluções conjuntas para questões cruciais que afetam a humanidade.

Calendário de março do G20

  • Dias 4 e 5: FT Mobilização Global contra a Mudança do Clima; 
  • Dias 11 e 12: GT Pesquisa e Inovação;
  • Dias 13 e 14: GT Cultura;
  • Dias 13 e 14: Iniciativa sobre Bioeconomia;
  • Dias  14 e 16: Parceria Global para Inclusão Financeira;
  • Dias 18 e 19: GT Desenvolvimento;
  • Dias 20 a 22: FT Combate Fome e Pobreza;
  • Dias 24 a 26: GT Anticorrupção;
  • Dias 25 e 26: GT Arquitetura Financeira Internacional;