Em protesto, frigoríficos paralisam entrada de carne bovina em todo o território brasileiro para mercado famoso
Frigoríficos brasileiros, responsáveis pela produção e distribuição de carne bovina no país, decidiram suspender os fornecimentos para uma renomada rede de supermercados que opera em território nacional.
A medida, que começou a ser implementada na quarta-feira (20/11), foi uma resposta direta a declarações controversas feitas pelo CEO global da empresa.
Até o momento, as entregas de carne permanecem interrompidas, e especialistas alertam para possíveis impactos nos estoques das lojas a partir desta segunda-feira (25/11).
Em protesto, frigoríficos paralisam entrega de carne bovina para mercado famoso
A empresa em questão é o Carrefour, grupo que administra as marcas Carrefour, Sam’s Club e Atacadão no Brasil.
A decisão dos frigoríficos foi desencadeada por comentários de Alexandre Bompard, CEO da rede francesa, que anunciou em suas redes sociais que o Carrefour deixaria de vender carne bovina oriunda do Mercosul nas lojas da França.
Apesar de a prática não ser novidade e já estar em vigor no país europeu, a declaração teve grande repercussão, sendo interpretada como uma afronta aos produtores brasileiros e ao setor agropecuário do Mercosul.
Grandes nomes da indústria frigorífica, como JBS, Marfrig e Masterboi, encabeçam o movimento de paralisação.
Somente a JBS, que opera a marca Friboi, é responsável por 80% do abastecimento do Carrefour no Brasil, com 100% de fornecimento para a rede Atacadão.
De acordo com fontes do setor, a suspensão das entregas teve início imediato após a declaração do CEO francês, com caminhões sendo barrados antes de saírem para as lojas.
Os frigoríficos exigem uma retratação pública do executivo como condição para retomar o abastecimento.
A interrupção afeta mais de 150 unidades do Carrefour no Brasil, incluindo hipermercados e atacadistas, gerando apreensão entre consumidores e varejistas.
Resposta do Carrefour Brasil a paralisação no abastecimento de carnes
Em nota, o Grupo Carrefour Brasil lamentou o impasse e reconheceu o impacto para seus clientes e colaboradores.
No entanto, a empresa garantiu que, até o momento, não há desabastecimento significativo nas lojas, graças a estoques estratégicos.
“Reiteramos nosso compromisso com o setor agropecuário brasileiro e seguimos buscando soluções para restabelecer as parcerias e normalizar o fornecimento o mais rápido possível”, afirmou o grupo.