Eclipse lunar HOJE (25); veja como acompanhar o fenômeno

Hoje, dia 25 de março, será possível observar um eclipse lunar penumbral, que poderá ser visto em todo o país, dependendo das condições climáticas de cada região. O fenômeno, que terá início às 1h53 (horário de Brasília) e atingirá o ponto máximo às 4h12.

Após o nascimento da Lua, o eclipse deve ter início, mas será possível ver apenas em localidades em que o céu permanecer limpo durante a noite. No período do evento, a Lua passará pela penumbra da Terra. Neste caso, recebe o nome de eclipse solar penumbral. Embora em outras regiões seja possível ver uma parte da Lua, como em São Paulo.   

Diferente dos eclipses totais, os eclipses lunares podem ser observados com segurança a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais. Embora menos impactante que os eclipses totais, a Lua parecerá ligeiramente mais escura do que o normal, sem ser parcial ou completamente coberta pela sombra da Terra.

Para aqueles que não puderem acordar durante a madrugada, haverá outra oportunidade de observar outro eclipse lunar parcial entre os dias 17 e 18 de setembro de 2024. Além disso, está previsto um eclipse lunar total para março do próximo ano, quando a Lua ficará completamente avermelhada.

Eclipse solar em abril 

No próximo mês está previsto para acontecer um eclipse total, segundo especialistas. Apesar disso, será possível avistar o fenômeno apenas para quem estiver na América do Norte e, em outras regiões, talvez não seja possível avistar o eclipse. 

Além disso, especialistas afirmam que o eclipse deve ser diferente dos últimos que aconteceram nesta mesma categoria. Conforme divulgado, dessa vez o eclipse solar deve durar cerca de dois minutos a mais e a coroa solar, a camada externa, será mais visível. 

O último eclipse solar desta forma aconteceu em 2017 e o próximo está previsto para acontecer novamente apenas em 2044. Apesar de não ser visível no Brasil, ainda será possível acompanhar o eclipse através do canal do YouTube da NASA a partir das 16h do dia 08 de abril, com previsão para terminar às 17h.

Tipos de eclipse

Atualmente, existem vários tipos de categorias para definir um eclipse solar. O eclipse solar total é um fenômeno celestial, visível apenas em uma pequena área da Terra, quando um observador está no centro da sombra da Lua, quando ela atinge nosso planeta. 

Para que isso ocorra, o Sol, a Lua e a Terra devem estar perfeitamente alinhados. Durante um eclipse solar total, a escuridão da Lua cobrindo completamente o Sol cria um espetáculo único e memorável.

Por outro lado, um eclipse solar parcial ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra não estão perfeitamente alinhados. Nesse caso, o Sol parece ter uma sombra escura em apenas uma pequena parte de sua superfície visível da Terra. Embora não seja tão dramático quanto um eclipse total, um eclipse solar parcial ainda oferece uma visão fascinante da interação celeste entre os corpos celestes mais próximos de nós.