Divulgado! CRAS libera lista dos nomes cancelados no Bolsa Família JUNHO

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está realizando a averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico). Esse processo vem bloqueando milhares de famílias do programa Bolsa Família que apresentam irregularidades ou que ainda não atualizaram os seus dados.

Os segurados bloqueados em junho serão notificados por meio do aplicativo Bolsa Família. Confira a mensagem que costuma ser enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família
CRAS bloqueia Bolsa Família
(Reprodução/Internet)

CRAS explica o que fazer em caso de bloqueio

Os segurados bloqueados devem ir ao CRAS mais próximo de sua residência para atualizar os seus dados. O titular deve levar a documentação completa de todos os membros, além de passar por uma entrevista com um dos agentes do CRAS.

Após realizar a atualização cadastral, o desbloqueio deve ser efetuado de 15 a 45 dias. O prazo vai depender do nível de irregularidade do cadastro. Após o desbloqueio, a família volta a receber a transferência de renda, com direito ao pagamento retroativo das parcelas que ficaram bloqueadas.

Os segurados que não realizarem a atualização cadastral em até 60 dias depois do bloqueio serão desligados definitivamente do programa Bolsa Família.

Calendário do Bolsa Família de maio

Apesar dos bloqueios realizados pelo CRAS, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família de junho. A previsão é de que o repasse seja feito nos últimos dez dias úteis do mês, como de costume.

Isso acontece porque o calendário do Bolsa Família é escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família de junho a seguir:

  • NIS final 1: dia 17 de junho (antecipado para o sábado dia 15);
  • NIS final 2: dia 18 de junho;
  • NIS final 3: dia 19 de junho;
  • NIS final 4: dia 20 de junho;
  • NIS final 5: dia 21 de junho;
  • NIS final 6: dia 24 de junho (antecipado para o sábado dia 22);
  • NIS final 7: dia 25 de junho;
  • NIS final 8: dia 26 de junho;
  • NIS final 9: dia 27 de junho;
  • NIS final 0: dia 28 de junho;

A CAIXA também confirmou que os segurados que recebem na segunda-feira terão o pagamento antecipado para o sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento. Nesse caso, o repasse ficará disponível no sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento.

Serão contemplados os segurados que recebem no dia 17 e 24 de junho. Para essas famílias, o dinheiro ficará disponível, respectivamente, nos dias 15 e 22 deste mês. Para ter acesso ao pagamento, basta usar o aplicativo do Caixa Tem.