Detran emite comunicado para brasileiros com CNH ativa e CPF do 0 ao 9
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) está passando por um processo de modernização, com grande parte dos seus serviços sendo transferidos para plataformas digitais.
Essa mudança visa tornar o atendimento mais ágil e seguro, beneficiando milhões de motoristas no estado. No entanto, essa transformação também trouxe novos desafios.
Nesta semana, o Detran-SP emitiu um comunicado alertando os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa e CPF com finais de 0 a 9 sobre a atuação de golpistas que estão se aproveitando da digitalização para tentar enganar a população.
Detran emite comunicado para brasileiros com CNH ativa e CPF do 0 ao 9
Os criminosos, se passando por funcionários do Detran, realizam chamadas telefônicas fraudulentas, ameaçando bloquear o cadastro dos motoristas caso não efetuem um pagamento imediato.
O golpe tem como alvo, principalmente, profissionais credenciados e empresas ligadas ao setor de trânsito.
Durante essas ligações, os golpistas utilizam técnicas de pressão psicológica, exigindo pagamentos sob a falsa alegação de regularização de serviços, o que tem causado preocupação entre motoristas e empresários.
Em seu comunicado, o Detran-SP destacou que não realiza cobranças ou ameaças por telefone e que qualquer tentativa nesse sentido deve ser considerada suspeita.
A orientação do órgão é clara: os cidadãos que receberem esse tipo de ligação devem evitar efetuar qualquer pagamento sem antes verificar a veracidade da solicitação.
O órgão orienta que, em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato diretamente com o Detran-SP pelos canais oficiais ou utilizar a plataforma Fala SP, onde é possível fazer denúncias de tentativas de golpes.
A modernização dos serviços do Detran
A modernização dos serviços do Detran-SP faz parte de um projeto amplo de transformação digital.
Hoje, cerca de 93% dos atendimentos do órgão já são realizados de forma online, especialmente nas unidades do Poupatempo, que integram os serviços do Detran-SP.
Essa mudança visa reduzir filas, diminuir o tempo de espera e aumentar a segurança no processo de emissão de documentos, como a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV).
Com mais de 35 milhões de veículos registrados e 25 milhões de motoristas habilitados, o Detran-SP lida diariamente com uma enorme demanda por serviços.
A automação dos processos e a digitalização do atendimento permitem que o órgão continue a cumprir sua missão de garantir um trânsito mais seguro e eficiente, sem abrir mão da transparência e da segurança na prestação dos seus serviços.