Desconto exclusivo na conta de energia; até 84% a menos na fatura

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma nova fase do programa Desenrola Brasil, voltado especialmente para cidadãos que recebem até dois salários mínimos ou estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa permite a renegociação de diversas dívidas, incluindo contas de luz e água, com descontos que podem chegar em até 83%.

Neste caso, o programa deve acontecer em fases. Nos primeiros 20 dias, foram selecionadas 8 milhões de pessoas com dívidas mais significativas, garantindo descontos mais substanciais. Após esse período, um novo grupo de dívidas será disponibilizado para negociação, e cada fase terá a duração de 20 dias, durante os quais os indivíduos poderão optar pelo parcelamento e efetuar o pagamento.

Apesar disso, a negociação estará disponível até o dia 31 de março de 2024. Ao término do período, as condições especiais oferecidas pelo programa não serão mais aplicáveis.

Conta de Energia 2
Os consumidores podem acessar descontos na conta de energia através do Desenrola Brasil. (Reprodução/Internet)

Renegociações com a Neoenergia

A Neoenergia, uma das principais fornecedoras de energia do Distrito Federal, divulgou que aproximadamente 80 mil moradores da cidade estão em débito com a empresa devido a faturas de luz não pagas. Com a extensão do programa Desenrola Brasil, a população terá até o final de março para renegociar suas dívidas, aproveitando descontos que podem chegar a 90%.

A empresa oferece também a opção de parcelamento em até 60 vezes, proporcionando uma oportunidade significativa para os endividados regularizarem suas situações financeiras.

Quem pode participar?

Os interessados em aproveitar as condições do Desenrola Brasil devem atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Renda de até dois salários-mínimos;
  • Inscrição na CadÚnico;
  • Débito negativado entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Por outro lado, os cidadãos do Distrito Federal que não quitarem seus débitos podem ter seus nomes cadastrados em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, além do risco de terem seus serviços de fornecimento de energia interrompidos. Além disso, a inadimplência pode impedir o acesso a ofertas de crédito, financiamentos e empréstimos. 

Valores e condições de parcelamento

Conforme divulgado, o Desenrola Brasil oferece condições de parcelamento para a população com dívidas em atraso. Dessa forma, quem possui dívidas de até R$ 20 mil podem ser divididas em até cinco anos, sem necessidade de entrada, com o valor mínimo da parcela fixado em R$ 50. A primeira parcela vence 30 dias após a negociação. 

Para acessar todas as condições oferecidas pelo programa, basta acessar o site do Desenrola Brasil e entrar com o login do gov.br. O Governo Federal informa que as negociações devem acontecer através do site oficial ou diretamente com a empresa. Caso sejam feitas ofertas em sites suspeitos ou desconhecidos, pode ser considerado golpe e o consumidor deve evitar fornecer informações pessoais e sigilosas de forma online, a fim de evitar possíveis fraudes.

Por fim, a Neoenergia oferece também opções de parcelamento para clientes que não se enquadram nos critérios do Desenrola Brasil. Nesse sentido, os débitos podem ser parcelados em até 21 vezes no cartão de crédito, com a mesma taxa de juros do programa do governo (1,99% ao mês) e um desconto de até 90% por meio da Flexpag, empresa responsável pela arrecadação de pagamentos. No entanto, esta alternativa é destinada a clientes que foram negativados entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.