Cratera avança e põe em risco moradores de cidade brasileira “A gente sente medo todo dia”

Na cidade de Lupércio, há 450 km da capital paulista, uma cratera abriu no chão devido à erosão e colocou em risco os moradores. “A gente sente medo todo dia”, informou uma moradora, que está assustada devido o avanço do buraco, que parece crescer cada dia mais, enquanto previdências não são tomadas. 

Por enquanto, a prefeitura informou que está tentando frear a erosão causada pela voçoroca, que demonstrou um aumento em seu tamanho nos últimos meses por causa das chuvas intensas em excesso. Atualmente, a cidade conta com 4 mil habitantes, segundo dados do IBGE, que pedem apoio do Estado para melhorar a situação. 

O buraco existe desde 2007, quando começou a se formar dentro do terreno de uma propriedade particular — registrado no Incra como Fazenda Nossa Senhora de Lourdes. A principal causa da erosão é a atividade agrícola no local. Antes, embora preocupante, o buraco não demonstrava risco à população. 

Porém, com o aumento da fenda, que se aproxima da Avenida Santo Inácio, um local público, as pessoas estão com medo do que pode acontecer se a situação piorar. “Tenho amigas que moram próximo à cratera. A gente sente medo todo dia, ainda mais quando a chuva é forte. É como um fantasma, que nos atormenta há anos,” expressou uma moradora. 

Cratera Lupercio
Moradores aguardam ações da prefeitura para conter a cratera. (Reprodução/Internet)

Detalhes da cratera

Ao longo dos anos, a cratera foi aumentando já que não foram tomados os cuidados necessários para impedir que isso acontecesse. Por isso, a cratera, localizada em um talude de uma área atualmente desabitada, está com 300 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de profundidade, conforme dados da prefeitura. Por outro lado, a Defesa Civil de São Paulo informou que a extensão do buraco é de 226 metros. 

Atualmente, o governo do estado realiza vistorias técnicas na cratera para tentar impedir que ela cresça mais e assim parar o processo de erosão no local. Para entender melhor como ela foi formada, a voçoroca é um termo utilizado para descrever um fenômeno erosivo que ocorre em encostas e margens de rios, caracterizado pelo deslizamento ou colapso do solo, resultando em grandes ravinas ou erosões em forma de “V”. 

Neste caso, o processo é geralmente causado pela combinação de chuvas intensas, desmatamento, práticas agrícolas inadequadas e outros fatores que comprometem a estabilidade do solo. As voçorocas podem representar sérios problemas ambientais e sociais. No caso de Lupércio, a cratera também teve interferência humana devido a agropecuária. 

Medidas sendo tomadas

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao governo de São Paulo, é o órgão responsável pelas vistorias. Porém, a cratera já está avançada, podendo ser vista até mesmo pelo Google Maps. A prefeitura afirmou que serão realizadas medidas de contenção no local, para impedir que ela avance mais próximo da área urbana. 

Entretanto, o valor da obra será no valor R$ 3 milhões, mas a prefeitura disse que irá inspecionar com mais detalhes as causas da cratera para que sejam realizadas as obras com caráter de urgência. Por enquanto, as obras não aconteceram, pois aguardam o laudo com os resultados da análise do local, que deve sair nos próximos dias. 

Para finalizar, a Defesa Civil informou que a prefeitura aguarda também pela autorização judicial para prosseguir com as obras públicas necessárias, já que o local é de propriedade privada.