CRAS confirma visita na casa de beneficiários do Bolsa Família; Lista de CPFs que vão receber a visita

Agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) devem realizar visitas nas casas de famílias do Programa Bolsa Família. O motivo é a averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), que busca encontrar famílias em situação de irregularidade ou com os dados desatualizados. Mas como o CRAS não tem agentes suficientes, apenas dois grupos receberão a visita.

O primeiro caso é de famílias que moram longe dos pontos de atendimento do Cadastro Único e poderiam encontrar dificuldades para realizar a visita ao CRAS. Dessa forma, os agentes do CRAS serão enviados para realizar a averiguação cadastral, de modo que a família não seja prejudicada perdendo o repasse do Bolsa Família de forma definitiva.

Já o segundo caso é para famílias suspeitas de terem fraudado o cadastro no CadÚnico. Nesse caso, o MDS deverá fazer um cruzamento de dados, para identificar essas famílias. Desse modo, os agentes do CRAS devem visitar as famílias suspeitas de irregularidades, para comprovar o que foi afirmado durante a inscrição no banco de dados.

Como funciona o pente-fino do Bolsa Família?

O pente-fino tem o objetivo de encontrar famílias que estão recebendo os benefícios sociais de forma inadequada. Ou seja, aquelas pessoas que mentiram na hora de fazer o cadastro, afirmando morar sozinha, mesmo morando com outras pessoas, ou que possuem uma renda maior do que a permitida são os alvos do pente-fino.

Essas famílias estão tirando a oportunidade de pessoas que realmente precisam receber o Bolsa Família. Por isso, o pente-fino interrompe o repasse do Bolsa Família, obrigando os segurados a ir ao CRAS realizar a atualização de dados, para comprovar a necessidade de recebimento dos programas sociais do CadÚnico.Nesse caso, o bloqueio da averiguação cadastral pode durar até 60 dias. Passado esse período, as famílias que não forem ao CRAS atualizar seus dados serão desligadas do banco de dados, perdendo acesso definitivo ao Bolsa Família e a outros programas sociais.

Já as famílias que forem ao CRAS dentro do prazo estabelecido e atualizarem seus dados terão o CadÚnico desbloqueado e voltarão a receber os benefícios sociais. No caso do Bolsa Família, o segurado ainda terá o direito de receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o pente-fino.

Calendário do Bolsa Família de Outubro

A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família, apesar dos bloqueios previstos para o mês de outubro. O repasse será feito nos últimos dez dias úteis do mês, como sugere a tradição, seguindo as datas escalonadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar, disponíveis no calendário oficial. Veja o calendário completo do Bolsa Família de outubro a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de outubro;
  • NIS de final 2: dia 19 de outubro;
  • NIS de final 3: dia 20 de outubro;
  • NIS de final 4: dia 23 de outubro (antecipado para o sábado, 21);
  • NIS de final 5: dia 24 de outubro;
  • NIS de final 6: dia 25 de outubro;
  • NIS de final 7: dia 26 de outubro;
  • NIS de final 8: dia 27 de outubro;
  • NIS de final 9: dia 30 de outubro (antecipado para o sábado, 28);
  • NIS de final 0: dia 31 de outubro.

O saque do Bolsa Família pode ser feito pelo Responsável Familiar em qualquer ponto de atendimento da Caixa Econômica, como lotéricas, caixas eletrônicos e agências CAIXA. Para sacar o benefício, o segurado precisa ter em mãos o cartão do Bolsa Família, mas também podem ser usados o cartão do Auxílio Brasil e o cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o beneficiário também pode usar o aplicativo do Cadastro Único para realizar transferências bancárias, pagar contas e fazer recargas telefônicas, tudo isso sem sair de casa. O aplicativo é uma ótima opção para quem ainda não tem o cartão do Bolsa Família. O Caixa Tem pode ser baixado gratuitamente por aparelhos Android e iOS.