CRAS confirma novos bloqueios no CadÚnico; veja se a sua família será afetada

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) continua realizando o pente fino do Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa tem o objetivo de encontrar famílias com os dados desatualizados ou com alguma irregularidade no cadastro.

O pente fino vem sendo feito desde março de 2023 e já bloqueou mais de 8 milhões de famílias. Em junho, novos segurados devem ter o repasse dos benefícios sociais bloqueados. Nesse caso, o titular costuma ser notificado pelos aplicativos oficiais, como o app do Bolsa Família. Veja a mensagem enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família

Se a sua família recebeu essa mensagem, significa que não poderá contar com o pagamento do Bolsa Família e outros programas sociais até que realize a atualização cadastral no CRAS mais próximo de sua casa.

CRAS.
(Reprodução/Internet)

CRAS dá prazo para atualizar o CadÚnico

As famílias bloqueadas pela Averiguação Cadastral têm até 60 dias para ir ao CRAS mais próximo atualizar os seus dados. Após a atualização cadastral, o desbloqueio deve acontecer entre 15 e 45 dias, dependendo do grau de irregularidade do seu cadastro. Além disso, as famílias devem receber as parcelas retroativas que ficaram bloqueadas durante o pente fino.

É importante lembrar que as famílias que não atualizarem os seus dados dentro do prazo estipulado pelo CRAS serão desligadas do CadÚnico e perderão acesso definitivo aos programas sociais do banco de dados, como o Bolsa Família, o Auxílio Gás e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Calendário do Bolsa Família de junho

Apesar dos bloqueios previstos para este mês, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento para os segurados que estão com os dados atualizados. A previsão é de que o repasse do Bolsa Família seja feito de 17 a 28 de junho, seguindo o calendário oficial.

O calendário oficial do Bolsa Família tem datas escalonadas de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário titular. Veja todas as datas no calendário completo a seguir:

  • NIS final 1: dia 17 de junho (antecipado para o sábado dia 15);
  • NIS final 2: dia 18 de junho;
  • NIS final 3: dia 19 de junho;
  • NIS final 4: dia 20 de junho;
  • NIS final 5: dia 21 de junho;
  • NIS final 6: dia 24 de junho (antecipado para o sábado dia 22);
  • NIS final 7: dia 25 de junho;
  • NIS final 8: dia 26 de junho;
  • NIS final 9: dia 27 de junho;
  • NIS final 0: dia 28 de junho;