Consulta do Bolsa Família: veja como descobrir o valor que vai receber pelo CPF

O Bolsa Família é um programa de assistência social voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O repasse do benefício costuma variar de acordo com a composição da família, por isso, para saber quanto vai receber da transferência de renda, o beneficiário precisa acessar os aplicativos oficiais, para conferir o valor.

O principal aplicativo do programa é o app Bolsa Família. Com ele, o segurado pode ter acesso a diversas informações, como os benefícios recebidos, os valores de cada um, possíveis descontos e datas de pagamento. Além disso, o app do Caixa Tem costuma notificar as famílias caso encontre alguma irregularidade no cadastro.

Outro app muito importante é o Caixa Tem. Com esse aplicativo, além de poder consultar o valor recebido, o segurado pode fazer transferências bancárias, pagar contas e fazer recargas telefônicas sem sair de casa. Por esses motivos, tornou-se uma ferramenta de grande importância para os segurados que ainda não possuem o cartão para saque.

Por último, mas não menos importante, está o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Com esse app, o segurado pode consultar diversas informações do seu Bolsa Família, mas o seu diferencial está nas ferramentas que permitem identificar outros programas sociais aos quais o segurado tem direito.

Além dos aplicativos, os segurados também podem fazer a consulta do benefício através dos sites oficiais. São eles: site do Cadastro Único e Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. Nos sites, os segurados têm acesso às mesmas informações do aplicativo Cadastro Único. A vantagem é que os sites costumam terminar a atualização de informações antes dos aplicativos.

É importante mencionar que em todos os casos, tanto na consulta pelos aplicativos quanto na consulta pelos sites, o segurado pode fazer login usando o seu CPF e a senha cadastrada.

Telefones para contato do Bolsa Família

Além dos sites e aplicativos oficiais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), oferece telefones para consultar o programa de transferência de renda Bolsa Família. Sendo assim, veja quais são os números a seguir:

  • Bolsa Família: 111;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: 121;
  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474;
  • SAC Caixa: 0800 726 0101;
  • Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.

É importante mencionar que tanto o número do Bolsa Família (111) quanto o número do MDS (121) não cobram taxas para chamadas feitas por telefone fixo. Entretanto, caso o segurado realize a chamada por telefone celular, será cobrada uma taxa de serviço. Os demais números que começam com 0800 são 100% gratuitos, tanto para chamadas com celular quanto para chamadas telefônicas com telefone fixo.

Calendário completo do Bolsa Família de setembro

O pagamento do Bolsa Família vem sendo feito pela Caixa Econômica, que começou o repasse na semana passada. Os depósitos continuam sendo realizados de acordo com o calendário oficial da instituição financeira. Vale lembrar que o calendário tem datas escalonadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

Sendo assim, o montante do Bolsa Família vem sendo depositado na conta digital do Caixa Tem, e, nesta quarta-feira (27), quem deve receber o benefício são os segurados com o NIS de final 8. Confira todas as datas de repasse no calendário completo de setembro a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.