Consiga um ESTÁGIO em uma grande empresa com estas DICAS

Segundo dados recentes, levantados pelo portal Vagas.com, cerca de 10 mil vagas foram abertas no primeiro semestre deste ano. Elas compõem o total de 48,8 mil oportunidades que foram disponibilizadas nos últimos dois anos.

Alpargatas, Ambev, BASF, Bayer, Bradesco, Grupo Boticário, Nubank e Pátria Investimentos são algumas das empresas que abriram inscrições para os seus programas de estágio. Passar por novas experiências de aprendizado é extremamente importante para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. “O estagiário deve desempenhar funções que trazem valor para a empresa e para o seu próprio desenvolvimento”, afirma o CEO do LinkedIn, Milton Beck. 

Em um bate-papo com a Forbes, a co-CEO da Cia de Talentos, Carla Esteves, fornece dicas de como os estudantes podem se destacar nos processos seletivos dos estágios. Dessa forma, veja abaixo 8 dicas para conquistar o estágio dos sonhos:

Como conseguir um bom estágio?

1- Currículo objetivo, organizado e completo

O currículo é o primeiro contato entre a empresa e o candidato. Com isso, é fundamental que o currículo contenha todas as informações necessárias, como, por exemplo, contato, formação, experiências profissionais (se tiver) e atividades extracurriculares, sendo eles projetos voluntários, acadêmicos, intercâmbios, entre outros.

2- Pesquise sobre a vaga e a empresa

Todo candidato deve conhecer a companhia que deseja trabalhar, como o que ela faz, em qual segmento ela atua. Dessa forma, o candidato demonstra mais interesse e pode se sair muito bem nas etapas de entrevistas e dinâmicas, dando respostas e ideias mais embasadas. 

Vale lembrar que pesquisar sobre a vaga também é importante para saber se o perfil do candidato está de acordo com aquilo que a empresa quer. Através da pesquisa, é possível analisar se os valores da empresa estão alinhados ao candidato. 

3- Destaque para habilidades

Durante o momento da entrevista, o candidato deve contar sobre os projetos realizados na faculdade e os resultados que obteve por meio deles. É importante contar sobre essas experiências, uma vez que o recrutador irá conhecer mais sobre o candidato. 

4- Desenvolva as competências técnicas e comportamentais 

Ter habilidades profissionais e emocionais desenvolvidas e aprimoradas é um grande passo à frente dos concorrentes no processo seletivo. Além disso, é recomendado procurar informações que sejam importantes para a indústria e para o mercado ao qual a companhia pertence.

5- Preparo para cada etapa do processo

Nas entrevistas, mesmo que sejam online, é importante ter atenção com a aparência. Além disso, prefira um local tranquilo, com internet estável e que não tenha pessoas para atrapalhar. Antes de começar a entrevista, liste alguns pontos que são relevantes para serem falados. 

6- Autenticidade e comunicação

Mentir nas etapas do processo seletivo é a pior decisão que alguém pode tomar, uma vez que a verdade pode ser facilmente descoberta e, por isso, o candidato poderá ser automaticamente desclassificado. Também, ter uma comunicação boa e clara ajuda a entrevista a ser de fácil entendimento. 

7- Processos seletivos que dão match com o candidato devem ser priorizados

O candidato não pode sair atirando para todos os lados e acabar em uma empresa que não condiz com aquilo que ele acredita. Por isso, ele deve ser inscrito somente nos processos seletivos que a empresa realmente compactua com as mesmas ideias do candidato. Dessa maneira, as chances de ser contratado são maiores. Vale destacar também que isso também irá ajudar ao candidato a se sentir feliz e realizado em sua carreira profissional.

8- O mais importante de todos: aprender com os “nãos”

Nem sempre os candidatos são aceitos naquela vaga tão sonhada, mas o importante é não desistir. É importante considerar todos os feedbacks que forem dados, fazendo com que o candidato melhore sua comunicação e habilidades, ganhando mais confiança para os próximos processos seletivos.