Conheça o vulcão perto do Brasil que “chove ouro” todos os dias

O Monte Érebo, um gigante adormecido na gélida Antártida, oferece um espetáculo quase mítico ao “chover ouro” todos os dias. Este fenômeno raro e fascinante ocorre no vulcão mais meridional ativo do mundo, situado na remota Ilha Ross.

Com 3.794 metros acima do nível do mar, o Monte Érebo é uma das poucas localizações na Terra onde é possível observar um lago de lava persistente, contribuindo para sua notoriedade entre os geólogos e entusiastas de vulcões​.

Vulcão perto do Brasil que “chove ouro” todos os dias

Este vulcão excepcionalmente ativo faz parte do famoso Anel de Fogo do Pacífico e é conhecido por suas erupções de tipo Strombolianas, que ocorrem de forma consistente desde a década de 1970.

Além disso, é um dos únicos cinco vulcões no mundo com um lago de lava de longa duração em sua cratera. Este lago de lava está ativo desde pelo menos 1972 e é uma fonte de estudo constante para cientistas devido à sua atividade incomum e persistente​.

O Monte Érebo é intrigante não apenas por sua atividade vulcânica, mas também pelo ouro que literalmente expulsa para a atmosfera. O vulcão emite diariamente cerca de 80 gramas de ouro, no valor aproximado de R$ 32 mil.

Este ouro é lançado ao ar em forma de pequenos cristais metálicos que são encontrados tanto nos gases vulcânicos quanto na neve ao redor da cratera​.

Por que chove ouro do vulcão?

A explicação para este fenômeno é tão única quanto o próprio evento: quando a lava rica em gases se aproxima da superfície, libera esses gases que, ao se resfriarem rapidamente, precipitam os metais, incluindo o ouro.

Apesar da maravilha que é o “ouro de vulcão”, os cientistas destacam que a quantidade de ouro liberada pelo Monte Érebo é mais uma curiosidade geológica do que uma fonte viável de mineração.

De fato, o processo pelo qual o vulcão concentra e expulsa ouro pode ajudar os geólogos a entender melhor como os depósitos de ouro são formados em outras partes do mundo, o que pode ser crucial para futuras explorações minerais​.

A história do Monte Érebo é também marcada por tragédia; em 1979, o voo 901 da Air New Zealand colidiu com a montanha, resultando na morte de todas as 257 pessoas a bordo, destacando os perigos associados às viagens aéreas em áreas remotas e pouco mapeadas.

Embora localizado em um continente distante, a história e as características únicas do Monte Érebo capturam a imaginação de todos, desde cientistas a aventureiros e aqueles fascinados pelo natural e pelo sobrenatural no nosso planeta.

Com informações de: Global Volcanism Program, Earth Observatory e New Scientist​.