Conheça a nova inteligência artificial do Google que promete criar mundos virtuais interativos

Recentemente, o Google Deepmind divulgou o novo projeto de Inteligência Artificial (IA) da empresa, o Genie, que promete revolucionar a criação de jogos ao transformar textos e imagens em mundos virtuais interativos. 

Neste caso, a tecnologia, ainda em estágio de pesquisa, está despertando o interesse de usuários pela sua capacidade de criar jogos interativos a partir de apenas algumas palavras ou esboços.

Diferente da experiência com Realidade Virtual (RV) imersiva, o Genie oferece uma visão do potencial de criar jogos altamente interativos com facilidade e rapidez. Dessa forma, a ferramenta foi treinada em uma ampla variedade de vídeos de gameplay e outras fontes online, totalizando mais de 200 mil horas de conteúdo.

Além disso, uma das capacidades do Genie é sua habilidade de transformar qualquer imagem em um mundo 2D jogável. Os criadores utilizaram um processo de tokenização para comprimir vídeos em tokens discretos, que foram então enviados para um modelo de ação para codificar transições e prever os próximos quadros.

Como foi o treinamento do Genie?

Em relação ao treinamento desta nova IA, o Genie foi realizado sem supervisão, utilizando vídeos não rotulados, o que permitiu que a IA aprendesse uma variedade de movimentos, controles e ações de personagens de forma consistente. Segundo Tim Rocktäschel, líder da equipe Google Deepmind para o Genie, o modelo pode converter qualquer imagem em um mundo 2D jogável.

“Nos últimos anos assistimos ao surgimento da IA generativa, com modelos capazes de gerar conteúdos novos e criativos através de linguagem, imagens e até vídeos…Hoje, introduzimos um novo paradigma para a IA generativa, ambientes interativos generativos: Genie”. disse o Google Deepmind.

Além de transformar imagens em mundos 2D jogáveis, o Genie também tem o potencial de treinar robôs para interagir de forma mais eficaz com o mundo real. Dessa forma, a tecnologia poderia levar a avanços significativos na robótica, permitindo que os robôs realizem uma variedade de tarefas complexas. 

O Google DeepMind, responsável pelo desenvolvimento do Genie, tem sido pioneiro em pesquisas avançadas em inteligência artificial. Com projetos como o AlphaGo e o AlphaZero, a empresa demonstrou sua capacidade de criar IA altamente sofisticadas e capazes de alcançar desempenhos elevados em diversas áreas.

Embora ainda não haja uma data de lançamento para o Genie, o desenvolvimento dessa tecnologia e as novas abordagens para geração de conteúdo, especialmente na área dos jogos de videogame, que crescem a cada ano.