Confirmado! Grupo de brasileiros comemora desconto de 90% na conta de luz

O Governo Federal está promovendo um projeto que visa ajudar os consumidores brasileiros a quitar as dívidas e sair da inadimplência. Está sendo oferecido descontos em contas de serviços básicos, como energia elétrica. Em alguns casos, as alíquotas dos descontos podem chegar a 90% e com 30 dias para começar a pagar os valores das faturas.

No caso, para receber essas condições, os consumidores devem estar participando do Desenrola Brasil, um programa de renegociação de dívidas, sendo uma forma de diminuir o endividamento no país e ajudar os brasileiros a pagarem valores em atraso, incluindo contas de serviços básicos, como água e energia, assim como dívidas com instituições financeiras. 

Dessa forma, a distribuidora de energia Neoenergia Pernambuco é uma das instituições que está oferecendo descontos exclusivos para os clientes, principalmente para quem têm dívidas em aberto com a empresa e está buscando negociações através do Desenrola. Além disso, a Neoenergia informou que o intuito da ação é regularizar a situação dos consumidores até o final de outubro e garantir que eles possam realizar o pagamento dos débitos em até 60 vezes. 

Renata Farias, gerente comercial da Neoenergia, comentou mais sobre o assunto em entrevista. “A participação no Desenrola Brasil é mais uma ação da Neoenergia para facilitar a adimplência dos seus clientes. Junto com outras iniciativas, estamos estimulando e proporcionando alternativas para que eles consigam equilibrar suas contas com as melhores condições”, afirmou a gerente. 

Como participar do Desenrola Brasil  

Para renegociar as faturas de energia elétrica, será necessário entrar na plataforma do Desenrola Brasil através do portal Gov.br. Os consumidores devem atender aos requisitos necessários para participar dessa fase do programa. Neste caso, apenas pessoas que tenham renda mensal de até dois salários mínimos ou que estão devidamente inscritas no sistema Cadastro Único podem ter acesso às condições oferecidas pelo programa. 

Ademais, as dívidas devem ter sido registradas em birôs de crédito, como Serasa e SPC, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Dessa forma, poderão ser negociados débitos de até R$ 5 mil, com a possibilidade de parcelar o valor em até 60 vezes, com 1,99% de juros ao mês. Porém, as empresas cadastradas no programa podem oferecer descontos aos consumidores por meio de um leilão, como a Neoenergia, que está oferecendo aos clientes opções com até 90% de redução nos valores. 

Em relação aos consumidores que não podem acessar as condições do Desenrola Brasil, ainda é possível obter descontos através do site da Neoenergia. Para isso, basta acessar a “Área do Cliente” e depois procurar a opção “Negociação de Débitos”.