Confirmada a ANTECIPAÇÃO HOJE (09/05) do Bolsa Família superior a R$ 650?

O Bolsa Família deve começar uma nova fase de pagamentos em breve. Porém, em maio, devem acontecer antecipações de valores e algumas famílias acabam recebendo antes. Apesar disso, o programa não foi antecipado para hoje, dia 9 de maio. Confira o calendário oficial para entender tudo sobre como deve ficar a situação para este mês. 

Conforme divulgado, a antecipação do Bolsa Família para o Rio Grande do Sul, em meio aos desastres naturais e à situação de calamidade pública enfrentada pelo estado, representa um importante suporte para as famílias mais vulneráveis. 

Para esclarecer, na semana passada, o Rio Grande do Sul foi atingido por temporais fortes, causando situação de calamidade em 80% dos municípios dos estados. Até o momento, 95 pessoas vieram a óbito devido aos temporais, 131 estão desaparecidas e 372 foram feridas. A Defesa Civil registrou 204 mil pessoas fora de casa, sendo 48 mil em abrigos e as outras 156 mil estão desalojadas. 

Com a antecipação do benefício já no primeiro dia de pagamento, em 17 de maio, o governo busca garantir que essas famílias tenham acesso rápido aos recursos necessários para enfrentar as dificuldades causadas pelas enchentes e outros eventos climáticos extremos. 

Dessa forma, a medida emergencial deve ajudar as famílias a se recuperarem dos danos causados pelas chuvas intensas e inundações, que têm afetado vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Pagamentos do Bolsa Família em maio 

Para receber os pagamentos do programa, as famílias podem acessar o aplicativo Caixa Tem, que oferece maior praticidade e segurança no recebimento do benefício. Em maio, os pagamentos do programa estão previstos para começar em 17 de maio com previsão para terminar no dia 31 de maio. 

Neste caso, é preciso ficar atento às datas que cada beneficiário recebe, pois elas mudam conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, confira o cronograma de pagamentos completo para o mês de maio: 

  • NIS final 1: 17 de maio;
  • NIS final 2: 20 de maio;
  • NIS final 3: 21 de maio;
  • NIS final 4: 22 de maio;
  • NIS final 5: 23 de maio;
  • NIS final 6: 24 de maio;
  • NIS final 7: 27 de maio;
  • NIS final 8: 28 de maio;
  • NIS final 9: 29 de maio;
  • NIS final 0: 31 de maio.

Em maio, os pagamentos do Vale-Gás não devem acontecer, logo as famílias devem ficar sem os pagamentos de R$ 102 referentes ao auxílio. No entanto, os pagamentos retornam durante o mês de junho. 

Outro benefícios antecipados

Além do Bolsa Família, outros benefícios foram antecipados, como é o caso das aposentadorias e pensões do INSS, assim como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, os pagamentos do benefício referentes a maio e junho serão pagos no dia 24 deste mês. O calendário oficial iria do dia 24 de maio a 7 de junho. Assim, os beneficiários do Rio Grande do Sul poderão receber os valores antecipados.

Em relação ao BPC, administrado pelo INSS, os pagamentos também deverão ser antecipados, acontecendo no mesmo dia das aposentadorias e pensões. Neste caso, os valores serão repassados no dia 24 de maio. Vale lembrar que o BPC é destinado a pessoas idosas, acima de 65 anos, e pessoas com deficiência, sendo necessário apresentar inscrição no Cadastro Único atualizada.

Os beneficiários que perderam cartões e documentos devido a enchente ainda podem receber os benefícios através da Declaração Especial de Pagamento, que deve ser emitida pela prefeitura da região onde mora. Para mais informações, os beneficiários devem procurar os órgãos responsáveis na região onde estão abrigados.