Confira fotos dos famosos que curtiram a Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo

No último domingo, 2 de junho de 2024, São Paulo foi palco da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+, evento que trouxe uma multidão às ruas desde as primeiras horas da manhã. Diversos famosos compareceram e se apresentaram no evento para abordar sobre diversidade, representatividade e respeito a comunidade LGBTQIAP+. 

Com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote Consciente por Direitos da População LGBT+”, a parada deste ano enfatizou a importância do voto consciente para a garantia dos direitos da comunidade LGBTQIAP+. Além disso, reuniu pessoas de todas as orientações e identidades de gênero. Artistas renomados, como Pabllo Vittar, Banda Uó, Tiago Abravanel, Filipe Cato, Minhoqueens, Sandra Sá, Ludmillah Anjos e Gloria Groove, comandaram os trios elétricos, levando música e alegria para a Avenida Paulista. 

  • Tema do Ano: “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote Consciente por Direitos da População LGBT+”
  • Início do Desfile: 10h
  • Local: Avenida Paulista
  • Trio Elétricos: 16, circulando no lado ímpar da pista pela primeira vez

A presença de personalidades como Fred Nicácio, Fabio Gelonese, Tiago Abravanel e Fernando Poli reforçou o apoio à comunidade LGBTQIAP+ e a importância da luta por direitos iguais. Nas redes sociais, Pabllo Vittar já havia convocado seus fãs a comparecerem usando as cores da bandeira do Brasil, incentivando a participação ativa e a celebração da diversidade.

Confira as fotos dos famosos que compareceram ao evento abaixo:

Adriane Galisteu e Thiago Adorno 2 e1717352766692
Adriane Galisteu ao lado de Thiago Adorno na 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Crédito: Leo Franco/Agnews)
Tiago Abravanel e o Marido Fernando Poli 6480 e1717352506463
Tiago Abravanel e seu marido, Fernando Poli, na 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Crédito: Araujo/Agnews)
Carmo Dalla Vecchia 10 e1717352565724
Ator Carmo Dalla Vecchia participa da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Crédito: Leo Franco/Agnews)
blogueirinha parada
Bruno Matos, conhecido pela personagem da internet “Blogueirinha” também esteve presente. (Crédito: Leo Franco/ Agnews)
mauro souza
Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, também esteve presente na Parada, ao lado de seu marido (Crédito: Leo Franco/ Agnews)
Erika Hilton
Érika Hilton discursou na abertura da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ (Foto: Felipe Iruatã)
Gloria Groove
Gloria Groove foi uma das principais artistas do evento. (Foto: Tata Barreto)
Pabllo Vittar
Pabllo Vittar se apresentou durante o evento. (Foto: Gabriel Renné)

Mês do Orgulho LGBTQIAP+ 

Junho é celebrado como o mês LGBTQIAP+ em homenagem ao aniversário da Rebelião de Stonewall, um marco na luta pelos direitos civis da comunidade LGBTQIAP+. Esses eventos ocorreram em junho de 1969 em Nova York, quando membros da comunidade LGBTQIAP+ resistiram a uma invasão policial no bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village.

O Stonewall Inn era um dos poucos lugares na época onde a comunidade LGBTQIAP+ podia se reunir abertamente. Na época, era comum acontecer invasões policiais em bares frequentados por LGBTQIAP+, essas invasões eram caracterizadas por violência e discriminação.

Na madrugada de 28 de junho de 1969, frequentadores do Stonewall Inn resistiram à invasão policial, desencadeando uma série de protestos que duraram vários dias.

A primeira parada do orgulho aconteceu em junho de 1970, no aniversário de um ano da Rebelião de Stonewall. Desde então, paradas do orgulho são realizadas em diversas cidades ao redor do mundo. Assim, junho se tornou um mês de celebração, reflexão e visibilidade para a comunidade LGBTQIAP+, promovendo a conscientização sobre questões de direitos, igualdade e aceitação. Atualmente, a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo está entre as maiores do mundo e acontece desde 1997.