Confira a mais nova atualização que apenas celulares XAIOMI vão receber

No início de fevereiro, a Xiaomi anunciou a chegada iminente do sistema operacional HyperOS. A empresa, reconhecida por sua presença no mercado de smartphones, está determinada a redefinir os padrões de segurança e conectividade em todas as suas linhas de produtos, abrangendo desde tablets até soluções para casas inteligentes.

A transição da MIUI, a interface que tem sido a marca registrada da Xiaomi desde 2010, promete uma renovação em quase todos os seus smartphones. Com uma variedade de opções disponíveis para os consumidores brasileiros, a lista de dispositivos que serão agraciados com o novo sistema é extensa.

O que exatamente é o HyperOS?

Trata-se de um novo sistema operacional desenvolvido pela própria Xiaomi, que servirá como a base para todos os seus smartphones inicialmente. A visão da empresa é expandir essa oferta para abranger todas as linhas de produtos, criando assim um ecossistema interligado que promete maior inteligência na execução de diversas tarefas.

O HyperOS, semelhante à sua antecessora MIUI, é construído sobre a estrutura do Android, desenvolvido pelo Google. Imagine a facilidade de espelhar a tela do seu smartphone na smart TV – uma tarefa que, atualmente, depende do suporte nos sistemas dos dispositivos envolvidos. Com o HyperOS unificando esses sistemas, essa interoperabilidade promete ser muito mais simplificada.

E o lançamento?

Em relação ao lançamento, ainda não há uma confirmação definitiva, mas a Xiaomi sugere que a implementação ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2024. No entanto, com o lançamento global do smartphone Xiaomi 14 previsto para o final de fevereiro, especula-se que a introdução do novo sistema possa ocorrer já em março.

A transição da MIUI para o HyperOS representa uma série de melhorias no desempenho e no gerenciamento de recursos, resultando em respostas mais rápidas e uma experiência mais intuitiva para o usuário. O HyperOS, baseado no Android 14, integra os avanços recentes em inteligência artificial, prometendo uma experiência de usuário adaptável e otimizada.

Segurança

Com a implementação do protocolo TEE de proteção de dados, o HyperOS visa garantir que as informações sensíveis dos usuários sejam protegidas dentro do dispositivo, dificultando o acesso não autorizado a dados pessoais.

Quanto aos dispositivos que receberão o HyperOS, a lista inicial inclui uma variedade de modelos, desde os mais recentes até alguns modelos mais antigos. A implementação da atualização será gradual, conforme programado pela Xiaomi, garantindo uma transição suave para os usuários.

Como os usuários podem verificar se seus dispositivos receberão o HyperOS?

A Xiaomi oferece duas opções: a primeira é através das configurações do dispositivo, onde é possível verificar a disponibilidade de atualizações. A segunda opção é o aplicativo MIUI Downloader & HyperOS, que analisa os aspectos do dispositivo e fornece informações sobre a elegibilidade para a atualização, além de permitir a configuração de notificações para quando a atualização estiver disponível.