Comunicado do INSS põe Aposentados e Pensionistas em alerta geral

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado que está gerando preocupação entre aposentados e pensionistas. O aviso se refere aos períodos de processamento das folhas de pagamento, conhecidos como “maciças”. Entenda o que está em jogo e como isso pode afetar os beneficiários do INSS.

A “maciça” do INSS é o período em que ocorre o processamento das folhas de pagamento dos beneficiários. Durante esse período, o instituto atualiza as informações, calcula os valores a serem pagos e realiza outras tarefas relacionadas. Em essência, é o momento crucial em que são preparados os pagamentos dos benefícios previdenciários.

O INSS estabelece anualmente um calendário para as “maciças”, ou seja, define os períodos em que realizará o processamento das folhas de pagamento dos beneficiários. Essas datas são cruciais para garantir que os pagamentos sejam efetuados corretamente, considerando descontos e acréscimos devidos.

INSS
Comunicado do INSS põe Aposentados e Pensionistas em alerta geral 2

Impactos para os beneficiários

Os beneficiários do INSS devem estar cientes dessas datas, pois durante a “maciça” alguns serviços podem ser suspensos, como o pagamento de empréstimos. Embora seja possível solicitar esses serviços durante esse período, os valores só serão depositados após o término da “maciça”.

É fundamental que os beneficiários se programem adequadamente para evitar transtornos financeiros. Como os pagamentos só são efetuados após o término da “maciça”, é importante planejar as despesas considerando esse intervalo de tempo.

Durante a “maciça”, o INSS verifica a situação cadastral dos beneficiários para garantir a continuidade dos benefícios. Isso significa que as solicitações de serviços só podem ser deferidas ou indeferidas após o término desse período. Portanto, é importante que os beneficiários estejam cientes desse processo e compreendam que algumas solicitações podem levar mais tempo para serem processadas.

Calendário de pagamento do INSS para 2024

O calendário de pagamento do INSS para o ano de 2024 já foi divulgado pelo instituto. As datas indicadas representam os períodos em que os benefícios previdenciários serão depositados nas contas dos beneficiários. Veja o calendário completo a seguir:

• Janeiro: de 18 a 22
  • Fevereiro: de 8 a 12
  • Março: de 14 a 18
  • Abril: de 11 a 15
  • Maio: de 9 a 13
  • Junho: de 13 a 17
  • Julho: de 11 a 15
  • Agosto: de 15 a 19
  • Setembro: de 12 a 16
  • Outubro: de 10 a 14
  • Novembro: de 14 a 18
  • Dezembro: de 12 a 16

É importante que os beneficiários estejam atentos a essas datas para garantir o recebimento pontual de seus pagamentos. O planejamento financeiro é fundamental para lidar com as despesas ao longo do ano, e o conhecimento do calendário de pagamento do INSS auxilia nesse processo.