Como vai funcionar o rodízio de veículos em São Paulo? Entenda

Após uma breve suspensão no rodízio de veículos no município de Saõ Paulo, devido aos feriados de Natal e Ano Novo, a medida está de volta, trazendo consigo mudanças que podem impactar na rotina dos motoristas da cidade. Neste caso, o rodízio é conhecido como Operação Horário de Pico, que tem como objetivo controlar a circulação de automóveis na cidade e foi pioneira no Brasil.

Atualmente, o rodízio de veículos está previsto na legislação, sendo estabelecido pela Lei Municipal nº 12.490, de 3 de outubro de 1997, durante a gestão do prefeito Celso Pitta, sendo posteriormente regulamentado pelo Decreto 37.085, com suas devidas alterações ao longo dos anos.

Como funciona o rodízio?

Rodizio SP
O rodízio de veículos já voltou na cidade de São Paulo. (Reprodução/Internet)

A princípio, o rodízio de veículos em São Paulo é determinado pelo último número da placa do veículo. A restrição se aplica de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da tarde. Durante esses períodos, os veículos não podem circular pelas vias designadas pela prefeitura.

Os dias da semana e os finais de placa correspondentes ao rodízio são:

  • Segunda-feira: Finais de placa 1 e 2
  • Terça-feira: Finais de placa 3 e 4
  • Quarta-feira: Finais de placa 5 e 6
  • Quinta-feira: Finais de placa 7 e 8
  • Sexta-feira: Finais de placa 9 e 0

Apesar disso, as motos são a única exceção, podendo circular nas vias da cidade e não estando sujeitas às regras do rodízio.

Multas e Consequências

Os motoristas devem estar atentos, já que o não cumprimento das regras do rodízio resulta em infração de trânsito de nível médio, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, implica em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos no prontuário do motorista.

Com o retorno do rodízio, que voltou no dia 8 de janeiro, é fundamental que os motoristas estejam cientes dos dias da semana e dos horários de restrição de circulação de seus veículos. Afinal, cumprir essas regras é fundamental para garantir a fluidez do tráfego e contribuir para a redução dos congestionamentos e da poluição do ar na cidade.