Como solicitar e desbloquear o cartão do Bolsa Família em 2024

O Bolsa Família, programa social implementado em 2004 no Brasil, tem desempenhado um papel fundamental na redução das desigualdades sociais ao atender mais de 20 milhões de brasileiros em situação de pobreza ou extrema pobreza. Com o avanço da tecnologia, em 2023, foi lançado o novo cartão Bolsa Família, proporcionando aos beneficiários uma maior flexibilidade no uso dos recursos.

O cartão Bolsa Família, emitido pela Caixa Econômica, funciona como um meio de saque mensal para os titulares do programa, permitindo a retirada de valores em loterias, agências da Caixa ou correspondentes. Além disso, o novo cartão, lançado em 2023, possibilita compras e transferências via Whatsapp, simplificando as transações financeiras dos beneficiários.

O programa é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, passando por auxiliar no orçamento mensal e integrar ações federais, como o programa nacional de imunização. Em 2024, as regras de participação continuaram baseadas na média de renda per capita da família, limitando a renda a até R$ 218 mensais por familiar.

Saiba como participar

As condições para participar incluem uma frequência escolar mínima para crianças dos 4 e 5 anos (60%) e para crianças/jovens dos 6 aos 18 anos (75%). Além disso, é necessário o acompanhamento nutricional de crianças até 7 anos, a atualização da carteira de vacinação infantojuvenil e o comprovante de acompanhamento do pré-natal.

Para esclarecimentos sobre o enquadramento no programa, é possível consultar conteúdos específicos sobre quem tem direito ao Bolsa Família e como realizar o cadastro.

Em casos de perda, roubo, dano ou quebra do cartão Bolsa Família, os beneficiários podem solicitar uma segunda via através do aplicativo Caixa Tem ou comparecendo a uma agência da Caixa com documento de identificação. Atualmente, não é possível solicitar uma segunda via do cartão.

Já para o desbloqueio do cartão, é necessário ligar para o número 0800 726 0207, teclar “5” e, em seguida, “2”. Informando o Número de Identificação Social (NIS) e os documentos de identificação, o beneficiário deverá comparecer a uma agência ou loteria da Caixa para finalizar o procedimento.

Um passo a passo simples foi disponibilizado para facilitar o desbloqueio do cartão, proporcionando maior agilidade e comodidade aos beneficiários do Bolsa Família.