Como saber se o Bolsa Família foi aprovado

O novo Programa Bolsa Família, que foi relançado de forma oficial pelo governo federal em março do ano passado, continuará realizando seus pagamentos normalmente ao longo deste novo ano de 2024, atendendo as mais de 21 milhões de famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social e que por conta disso são beneficiárias do programa social.

Contudo, é importante destacar que ainda há muitos grupos familiares no país que se encontram nesta mesma situação mas que ainda não recebem os pagamentos do benefício social, seja porque não se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada no programa, ou porque ainda aguardam na fila de espera por uma vaga na folha de pagamentos.

No primeiro caso, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município onde mora ou a área da prefeitura responsável pela assistência social com todos os documentos pessoais dos integrantes do grupo familiar, além de comprovantes de renda e residência atualizados, para se inscrever no CadÚnico e começar a receber os valores repassados pelo governo mensalmente.

Já no segundo caso, são famílias que já realizaram todo esse processo de inscrição e agora aguardam para começar a receber. Essa espera é necessária porque o governo federal possui uma limitação orçamentária, ou seja, há um valor limitado para ser redistribuído através do programa a cada mês, e portanto, a quantidade de famílias que recebe as quantias também é limitada.

Como descrito acima, desde março de 2023 o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família, vem repassando as quantias para pouco mais de 21 milhões de famílias vulneráveis, pois esse é o número máximo que os recursos atuais conseguem atender. Por isso, aqueles que se inscreveram nos últimos meses precisam aguardar o surgimento de uma nova vaga.

Essas novas vagas acabam surgindo naturalmente todos os meses, e portanto, novas famílias são incluídas na folha de pagamentos do programa a cada nova rodada de repasses. Isso acontece porque há uma série de regras que devem ser cumpridas pelos beneficiários e aqueles que não as cumprem acabam sendo cancelados, abrindo espaço para que novos beneficiários comecem a receber.

Como verificar aprovação do Bolsa Família

Dessa forma, é natural que inscritos no CadÚnico que ainda não recebem o benefício do novo Programa Bolsa Família queiram consultar se estão entre os aprovados deste novo mês. E a boa notícia nestes casos é que a consulta pode ser feita de forma simples e sem sair de casa. Para isso, basta baixar o aplicativo oficial que leva o mesmo nome do programa social e tentar acessá-lo após o dia 10 de cada mês.

Isso porque o acesso só acontece se a família for beneficiária do programa. Ou seja, ao conseguir acessar significa que o grupo familiar foi aprovado, caso contrário, será apresentada uma mensagem afirmando que não há benefícios para o CPF consultado, lembrando que é o responsável familiar quem deve tentar fazer o acesso. A consulta também pode ser feita pelo telefone 121, de segunda a sexta-feira das 07h às 19h.

Os aprovados no Bolsa Família são grupos familiares com renda familiar mensal abaixo de R$218 por pessoa, desde que os dados informados no momento do cadastro sejam verdadeiros e estejam atualizados. Para aprovação é necessário que as mulheres gestantes da família estejam realizando acompanhamento pré-natal, que todos os CPFs dos integrantes do grupo familiar estejam em situação regular, e que menores de idade estejam vacinados e frequentando a escola.

Bolsa Família janeiro de 2024

Confira abaixo a tabela com as datas dos pagamentos de janeiro de 2024 do novo Programa Bolsa Família:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.