Como liberar os retroativos do Bolsa Família na conta do Caixa Tem
Desde o último dia 14, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início ao pagamento de novembro do Bolsa Família. Mais de 20 milhões de famílias em todo o Brasil já estão recebendo os valores do programa.
Além dos depósitos mensais regulares, algumas famílias têm direito a quantias retroativas acumuladas, que também podem ser acessadas pelo aplicativo Caixa Tem. Entenda como funcionam os retroativos e como proceder para garantir o pagamento.
Como liberar os retroativos do Bolsa Família na conta do Caixa Tem
Os retroativos são valores que ficaram retidos durante períodos em que o benefício foi bloqueado.
Isso ocorre quando as regras do programa não são cumpridas, como a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), a frequência escolar de crianças e adolescentes, ou a regularidade na vacinação da família.
Assim que o responsável familiar regulariza a situação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ele recupera o direito ao benefício, incluindo os valores acumulados referentes ao período em que o Bolsa Família ficou suspenso.
Em novembro, famílias que resolveram pendências em outubro podem receber até quatro parcelas retroativas de uma única vez, dependendo do tempo que o benefício esteve bloqueado.
Ou seja, para receber os valores retroativos, é necessário ter atualizado as informações no CadÚnico e comprovado o cumprimento das exigências do programa.
As famílias devem se certificar de que os dados sobre renda, composição familiar e endereço estão corretos. A regularização pode ser feita no CRAS mais próximo.
Como sacar os valores retroativos do Bolsa Família no Caixa Tem?
Os valores retroativos são depositados diretamente na conta digital vinculada ao Caixa Tem, juntamente com o benefício regular de novembro, sem que seja necessário qualquer ação dos beneficiários.
Os beneficiários que utilizam o aplicativo podem transferir o dinheiro para outras contas, fazer pagamentos, ou realizar o saque diretamente nos caixas eletrônicos e lotéricas utilizando o cartão do programa.
Mas atenção, quem teve o Bolsa Família desbloqueado, mas não recebeu os retroativos, deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para verificar o motivo e solicitar os valores.
Da mesma forma, beneficiários que costumam sacar o dinheiro em lotéricas ou terminais de autoatendimento também devem consultar uma agência caso os retroativos não estejam disponíveis.
Calendário de novembro do Bolsa Família
Veja abaixo as datas de pagamento do Bolsa Família em novembro de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS):
- NIS 1: 14 de novembro
- NIS 2: 16 de novembro
- NIS 3: 19 de novembro
- NIS 4: 21 de novembro
- NIS 5: 22 de novembro
- NIS 6: 23 de novembro
- NIS 7: 26 de novembro
- NIS 8: 27 de novembro
- NIS 9: 28 de novembro
- NIS 0: 29 de novembro
Para evitar novos bloqueios e garantir os benefícios futuros, é fundamental manter os dados sempre atualizados.