Como fazer marmitas para a semana toda e economizar tempo e comida

Quando se tem uma rotina ocupada, fica difícil pensar em cozinhar todos os dias. Neste caso, a melhor opção é organizar marmitas para a semana inteira, podendo ser uma forma de economizar tempo e comida. Além disso, pode ser uma forma de investir menos dinheiro em alimentação. 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o ponto principal é se organizar, então é necessário definir algumas coisas antes de começar a preparar as marmitas. Dessa forma, pensar nos alimentos é o primeiro passo, assim é importante pensar em comidas que fazem parte da alimentação da pessoa e em uma variedade de ingredientes, já que comer a mesma coisa todos os dias acaba ficando cansativo. 

Além disso, os alimentos devem ter um preparo fácil, já que parte do objetivo é organizar tempo e serem mais baratos, para contribuir na economia durante o mês. Por outro lado, dependendo do local onde for comer, por exemplo no trabalho, pode ser difícil esquentar a marmita, por isso pensar em algo que não precise esquentar pode ser uma alternativa viável. 

Como fazer as marmitas?

Para preparar marmitas de forma eficiente para a semana toda, é importante definir um plano de refeições. Nesse sentido, é importante definir quais são as refeições que a pessoa irá comer a marmita, podendo ser café da manhã até lanches ou jantares. Por isso, escolher as receitas devem atender o paladar da pessoa e as necessidades dietéticas individuais. 

Depois de definir o cardápio e os ingredientes, é fundamental escolher um dia específico para o preparo das marmitas. Embora muitos prefiram fazer isso no domingo à noite, qualquer dia que se ajuste melhor à sua rotina é válido. Apesar disso, o ideal é reservar um tempo adequado para executar todas as receitas planejadas sem pressa, além de separar todos os utensílios domésticos e potes para armazenar a comida com antecedência. 

Antes de iniciar o processo de cozimento, a pessoa deve preparar todos os ingredientes necessários, como cortar legumes, cozinhar grãos, fatiar carnes e aves, entre outros preparativos. Em alguns casos, é necessário pré-cozinhar alguns ingredientes para economizar tempo e garantir uma preparação mais ágil das refeições ao longo da semana.

Depois de cozinhar tudo, basta guardar a comida em potes separados, um para cada dia da semana, e congelar para conservar o alimento. 

Cuidados com as marmitas 

Além do cuidado na hora de preparar as refeições, a pessoa também deve ter cuidado com o transporte da comida. A princípio, os potes utilizados para guardar a comida devem ser higienizados e secados antes de iniciar o preparo da comida, para garantir que tudo esteja organizado na hora de guardar. Depois, ao levar a comida para o trabalho, por exemplo, é necessário pensar onde será levada, sendo o ideal uma bolsa térmica para preservar a comida. 

Ao chegar no trabalho, a pessoa deve verificar se tem onde guardá-la. Em alguns casos, o local tem uma copa, podendo utilizar a geladeira, fogão ou microondas. Porém, é importante deixar sinalizado qual é a sua marmita e conversar com as outras pessoas do local para entender as regras de convivência e evitar inconvenientes. 

Para finalizar, as marmitas são uma forma de proporcionar economia financeira durante o mês, sobretudo para quem está ocupado com questões do trabalho ou quer evitar se deslocar até um restaurante.